Geral Cidadania
Corpo de Bombeiros de Guaporé promove Semana de Prevenção
Programação especial celebra o Dia do Bombeiro com visitas a escolas, exposição de materiais e orientações sobre acidentes domésticos à população
27/06/2026 07h38
Por: Redação
Foto: Eduardo Cover Godinho

O 3º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar (3º PelBM) de Guaporé deu início a um cronograma especial de atividades integradas voltadas à comunidade regional. Em celebração ao Dia do Bombeiro, comemorado nacionalmente em 2 de julho, a corporação promove a Semana de Prevenção. O objetivo central do projeto é difundir orientações práticas sobre primeiros socorros, prevenção de acidentes domésticos e condutas seguras em situações de emergência.

De acordo com o comandante do pelotão, tenente Luciano Matos de Souza, o plano de ações busca aproximar a comunidade das rotinas do quartel e focar no público infantojuvenil para criar uma cultura de prevenção desde os primeiros anos escolares. A agenda começou com o quartel aberto para visitação pública e se estende com programações interativas ao longo de toda a semana.

Cronograma de atividades e orientações preventivas

A programação conta com dinâmicas esportivas e visitas técnicas programadas aos bairros e instituições de ensino:

Treinamentos e campanhas preventivas promovidas por forças de segurança pública agregam valor imensurável para o desenvolvimento socioeconômico de municípios da Serra Gaúcha. Cidades vizinhas que integram os eixos industriais e comerciais da região, como Veranópolis, Carlos Barbosa e Bento Gonçalves, frequentemente realizam intercâmbios institucionais e ações conjuntas com os batalhões locais para padronizar vistorias e garantir a segurança coletiva contra sinistros de grande escala em áreas urbanas e rurais.