O impasse das negociações coletivas chegou ao fim com benefícios diretos para os trabalhadores do setor metalmecânico. Ficou definido em 5,30% o reajuste salarial dos metalúrgicos de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul, Santa Tereza e Pinto Bandeira. O acordo, assinado na última quinta-feira (25), tem vigência imediata e caráter retroativo a 1º de maio de 2026.
Os termos finais do dissídio coletivo foram chancelados de forma conjunta pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Bento Gonçalves (STIMMME-BG) e o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Materiais Elétricos de Bento Gonçalves (SIMMME-BG), contando com a participação de representantes da bancada patronal e laboral da região.
Com a aplicação do novo índice, a tabela de remuneração mínima para a categoria nas quatro cidades foi atualizada da seguinte forma:
Piso de Experiência: Fixado em R$ 2.027,03 para trabalhadores novatos com até 90 dias de contrato firmado;
Piso Efetivo: Fixado em R$ 2.212,35 para profissionais que possuem mais de 90 dias de vínculo empregatício na empresa;
Adicional de Tempo de Serviço (Quinquênio): Foi assegurada a permanência do acréscimo de 8% sobre o salário normativo para cada cinco anos contínuos trabalhados sob o mesmo CNPJ.
Além dos avanços financeiros, as entidades sindicais garantiram a preservação de cláusulas históricas ligadas ao bem-estar e incentivo à qualificação do trabalhador. Foram mantidos os critérios regulamentares para a validação de atestados médicos, o tradicional prêmio dos dias 31 voltado aos funcionários mensalistas e o benefício do auxílio-escolaridade. O suporte financeiro estudantil é assegurado para empregados estudantes que possuam remuneração mensal de até R$ 2.316,60.
O fechamento da convenção traz estabilidade e segurança jurídica para as fábricas da Serra Gaúcha, garantindo a reposição do poder de compra para milhares de operários do polo industrial, que serve como um dos principais motores de emprego e geração de renda da região.