Política Gestão Pública
Prefeitura de Farroupilha abre sindicância para apurar suposto peculato
Executivo emitiu nota oficial informando que os fatos investigados ocorreram em gestão anterior; servidores comissionados alvos do inquérito foram exonerados
26/06/2026 19h03
Por: Redação
Foto: Reprodução

A Prefeitura de Farroupilha divulgou uma nota oficial nesta sexta-feira (26) para esclarecer os desdobramentos de um inquérito policial em andamento que investiga possíveis irregularidades no âmbito do funcionalismo municipal. A apuração penal, que corre sob sigilo inicial, busca verificar a suposta prática do crime de peculato — que consiste na apropriação ou desvio de bens e recursos públicos por parte de agentes do Estado para proveito próprio ou alheio.

No comunicado, o Executivo Municipal enfatizou expressamente que os fatos sob análise das autoridades policiais ocorreram na estrutura da Secretaria Municipal de Agricultura em um período anterior ao desenho da atual gestão. A administração informou que, assim que as suspeitas vieram à tona, adotou sanções e medidas cautelares imediatas, determinando a exoneração dos servidores ocupantes de cargos em comissionamento (CCs) envolvidos no episódio, assegurando que nenhum deles retornou aos quadros do município.

Abertura de PAD e colaboração com a Justiça

Para além do desligamento dos suspeitos, o prefeito determinou o início de auditorias internas para resguardar o patrimônio público:

Casos envolvendo desvios éticos e investigações na esfera da administração pública geram forte repercussão política e econômica em toda a Serra Gaúcha. A transparência nos atos de gestão em municípios vizinhos, como Caxias do Sul, Garibaldi e Bento Gonçalves, é constantemente monitorada por órgãos de controle social. A prefeitura farroupilhense reiterou, ao fim da nota, que a atual equipe de governo não possui qualquer ligação com os investigados e que permanece à inteira disposição das autoridades para fornecer documentos adicionais.

Continua após a publicidade