Geral Operação Reciclagem
MP investiga fraude em contratos de coleta de lixo em 15 cidades do RS
Operação Reciclagem mira organização criminosa familiar que manipulava licitações e forjava “pesagens duplas” para desviar recursos públicos
25/06/2026 09h31 Atualizada há 2 horas
Por: Redação Fonte: Correio do Povo
Foto: Divulgação

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (25), a Operação Reciclagem. A ofensiva visa desarticular uma sofisticada organização criminosa de caráter familiar especializada em fraudar processos licitatórios e contratos de prestação de serviços de coleta de lixo e destinação de resíduos urbanos. O esquema sob investigação atinge diretamente a administração pública de 15 municípios gaúchos.

Liderada pela Promotoria de Justiça Especializada Criminal de Porto Alegre, a ação identificou nove suspeitos principais ligados ao núcleo empresarial envolvido. O grupo utilizava empresas interligadas, além de cooperativas e corporações de fachada coordenadas por "laranjas", com o objetivo de simular concorrência em licitações e monopolizar contratações com o poder público.

Mandados e táticas da organização criminosa

As ordens judiciais foram cumpridas em residências e sedes de empresas no Estado, mobilizando forças integradas de controle:

Os envolvidos responderão judicialmente pelos crimes de organização criminosa, fraude em licitações, corrupção ativa e passiva, e lavagem de dinheiro. O impacto de esquemas de desvio em serviços essenciais atrai o olhar atento de órgãos reguladores e prefeituras em todo o Rio Grande do Sul. Na Serra Gaúcha, gestores de polos como Bento Gonçalves monitoram o andamento do caso para garantir a transparência nos contratos locais de gestão integrada de resíduos.

Continua após a publicidade