A forte massa de ar polar que se instalou sobre o Rio Grande do Sul continua ditando o ritmo das condições climáticas. Nesta quinta-feira (25), o frio intenso persiste em todas as regiões do Estado, inclusive em Bento Gonçalves e nos municípios vizinhos. O amanhecer na Serra Gaúcha será marcado por marcas muito baixas nos termômetros e condições amplamente favoráveis para a formação de geada nas primeiras horas do dia.
Embora o sol predomine desde cedo e ajude a amenizar a sensação de frio extremo, o vento calmo e a influência do ar polar impedem que as temperaturas subam de forma expressiva no período da tarde. Na região serrana, as máximas devem oscilar de forma tímida, com marcas que mal passam dos 11°C, repetindo o cenário gelado dos últimos dias.
O monitoramento meteorológico aponta estabilidade temporária, mas indica mudanças radicais para os próximos dias:
Sexta-feira (26): O tempo firme se mantém e a massa de ar polar começa a perder força gradualmente. O amanhecer ainda será muito frio, com mínimas gerais no RS variando entre -3°C e 8°C, mantendo o risco de geada isolada;
Sábado (27): O sol predomina na maior parte do território gaúcho. O clima na Serra Gaúcha fica mais agradável à tarde, com temperaturas amenas, embora as madrugadas sigam frias;
Domingo (28) em diante: De acordo com dados da Climatempo, o avanço de uma nova frente fria somado ao ingresso de umidade deve romper o bloqueio seco, provocando a volta da chuva e o aumento da nebulosidade na região a partir da noite.
Diante do quadro de frio sucessivo, a recomendação das autoridades de saúde locais é redobrar os cuidados com a proteção de crianças e idosos contra doenças respiratórias. Motoristas que trafegam pelas rodovias do interior também devem manter a atenção devido ao risco residual de pistas escorregadias nas primeiras horas da manhã.