Geral Estradas
Governo do Estado investe R$ 98 milhões em obras rodoviárias na Região Metropolitana
A mobilidade e a infraestrutura de transportes da Região Metropolitana ganham um reforço com o avanço das obras de reconstrução promovidas pelo gov...
24/06/2026 11h54
Por: Redação Fonte: Secom RS

A mobilidade e a infraestrutura de transportes da Região Metropolitana ganham um reforço com o avanço das obras de reconstrução promovidas pelo governo do Estado. Por meio da Secretaria de Logística e Transportes (Selt) e do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), estão sendo destinados R$ 98,19 milhões para a requalificação de rodovias, além da aguardada reforma da Estação Rodoviária de Porto Alegre, seriamente afetada pelas enchentes de 2024.

Nas estradas, os investimentos somam R$ 78,59 milhões, assegurados pelo Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs) . Os projetos focam em uma recuperação profunda das vias, que vai muito além do asfalto, contemplando drenagem e contenção de encostas.

Esta matéria faz parte de uma série de conteúdos sobre investimentos de mais de R$ 3,1 bilhões do governo do Estado que estão tornando o Rio Grande do Sul um canteiro de obras em rodovias e pontes.

Para o titular da Selt, Clóvis Magalhães, as intervenções refletem a resposta do Estado às necessidades logísticas de um dos polos mais movimentados do Rio Grande do Sul. "A Região Metropolitana é o coração logístico e econômico do nosso Estado. Requalificar essas rodovias é uma ação que devolve dignidade e segurança não só para o transporte de cargas, mas para milhares de cidadãos que dependem dessa infraestrutura diariamente. Estamos construindo um sistema rodoviário mais forte e preparado para o futuro", destaca.

Continua após a publicidade

Recuperação nas rodovias metropolitanas

As obras de requalificação viária com recursos do Funrigs já estão com ordens de início autorizadas para dois trechos importantes da malha estadual:

Continua após a publicidade
As intervenções na VRS-840 contemplam a requalificação de 7,79 quilômetros da rodovia, ampliando a segurança e a trafegabilidade -Foto: Divulgação Daer

Reforma da Estação Rodoviária de Porto Alegre

Além da recuperação viária, a reestruturação logística da capital ganha fôlego com a reforma da Estação Rodoviária de Porto Alegre. Com um investimento de R$ 19,6 milhões do Estado, a obra contempla uma série de intervenções estruturais e funcionais no terminal, com foco na melhoria da experiência, da segurança e do conforto dos usuários.

Reforma do terminal contempla melhorias estruturais e funcionais voltadas à experiência dos passageiros e à operação do serviço -Foto: Divulgação Daer

A necessidade de uma intervenção abrangente para reparar os danos ficou evidente quando a Estação Rodoviária permaneceu fechada por pouco mais de um mês, em razão das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em 2024.

Obra é considerada estratégica para a mobilidade da capital -Foto: Divulgação Daer
"A rodoviária é um símbolo de conexão para a população. O projeto que aprovamos prevê não apenas a restauração do que foi danificado pelas águas, mas uma modernização que garante mais conforto, acessibilidade e segurança aos passageiros", salienta o diretor-geral do Daer, Luciano Faustino. "É uma obra fundamental para o pleno restabelecimento da mobilidade na capital e de sua ligação com o interior", explica.

Os serviços preliminares já saíram do papel, abrangendo impermeabilização em pontos específicos da cobertura e demolição do antigo guichê interestadual e sanitários intermunicipais. A obra, com previsão de término para maio de 2027, inclui:


Texto: Ascom Daer
Edição: Secom