Segurança Bem-estar Animal
Mulher é presa pela Brigada Militar por maus-tratos a cães
Três animais em situação de desnutrição severa foram resgatados de ambiente insalubre após ação conjunta com a Secretaria de Bem-Estar Animal
15/06/2026 08h39 Atualizada há 2 horas
Por: Redação
Foto: Comunicação Social 3º BPAmb

Uma ação conjunta de fiscalização resultou na prisão em flagrante de uma mulher de 47 anos pelo crime de maus-tratos contra animais no município de Cruz Alta, no Noroeste do Estado. A ocorrência foi registrada na última sexta-feira (12), mobilizando os policiais do 3º Batalhão de Polícia Ambiental da Brigada Militar (3º BPAmb BM) e agentes vinculados à Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal.

A ofensiva foi deflagrada a partir do recebimento de denúncias que apontavam irregularidades e abandono em uma residência local. Ao chegarem ao endereço para checar as informações, as equipes encontraram três cães, sem raça definida (SRD), trancados em condições totalmente incompatíveis com a saúde e a dignidade animal, apresentando um quadro clínico alarmante de abandono.

Ambiente insalubre e laudo veterinário

Uma médica veterinária acompanhou toda a diligência para garantir o suporte técnico e a materialidade do crime no momento do resgate.

O cenário de negligência foi detalhado no relatório das equipes que participaram do resgate:

Continua após a publicidade

A legislação brasileira prevê penas severas para o crime de maus-tratos a cães e gatos, com reclusão de dois a cinco anos, além de multa e proibição da guarda.