Educação Ambiental
Estudantes de Bento Gonçalves visitam estação de tratamento da Corsan
Alunos do 4º ano da Escola Luiz Fornasier participaram do programa Portas Abertas para aprender sobre saneamento e preservação da água
11/06/2026 15h09
Por: Redação
Foto: Comunicação Regional - Corsan

A conscientização sobre o uso responsável dos recursos naturais ganhou uma aula prática para um grupo de crianças de Bento Gonçalves. Alunos do 4º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Luiz Fornasier visitaram nesta semana a Estação de Tratamento de Água (ETA) da Corsan, localizada na Rua Herny Hugo Dreher, no bairro Planalto.

A atividade integra as ações do programa Portas Abertas da companhia, cujo propósito é aproximar a empresa da comunidade e fomentar a transparência nas operações e a educação ambiental nas instituições de ensino.

O caminho da água e o combate ao desperdício

Durante a visita, os jovens acompanharam de perto todo o ciclo que a água percorre antes de chegar de forma segura às residências.

Os estudantes aprenderam sobre o funcionamento do sistema de abastecimento urbano, observando os seguintes pontos técnicos:

Continua após a publicidade

De acordo com a analista de responsabilidade social da Corsan, Andréa Frizon, projetos com o público escolar são essenciais para estimular o entendimento sobre a relação entre o saneamento básico, a saúde coletiva e a qualidade de vida. A intenção é transformar as crianças em multiplicadores do combate ao desperdício em suas casas.

Após a palestra e o roteiro guiado, os estudantes participaram de uma rodada de perguntas para esclarecer dúvidas. O projeto de educação ambiental em Bento Gonçalves segue disponível para outras instituições. As direções interessadas em levar turmas para conhecer a estação de tratamento da Corsan e debater a preservação da água na Serra Gaúcha em 2026 podem solicitar o agendamento diretamente com os canais de atendimento da companhia.