O governador Eduardo Leite autorizou, em ato oficial realizado nesta quarta-feira (3 de junho), no Palácio Piratini, em Porto Alegre, o início imediato dos trâmites operacionais para as obras de recuperação asfáltica e restauração estrutural de 102 quilômetros de rodovias estaduais. O pacote de infraestrutura logística prevê um investimento robusto de R$ 342 milhões. Os recursos são integralmente financiados pelo Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs), ferramenta contábil voltada à reconstrução e resiliência climática do território gaúcho.
A ofensiva de engenharia viária vai reestruturar trechos estratégicos para o escoamento da produção e para o turismo. Entre os eixos rodoviários contemplados com nova pavimentação e sinalização estão:
RS-020: No trecho compreendido entre Taquara e Três Coroas (Vale do Paranhana);
RS-373: No segmento entre as localidades de Várzea Grande e Serra Grande, em Gramado (Serra Gaúcha);
RS-840: No trajeto entre os municípios de Ivoti e Lindolfo Collor (Vale do Sinos);
RS-873: Na ligação entre Santa Maria do Herval e Morro Reuter (Encosta da Serra).
O cronograma de frentes de trabalho da Secretaria de Logística e Transportes também inclui intervenções e melhorias asfálticas em malhas rodoviárias que cortam as regiões de Encantado, no Vale do Taquari, e de Horizontina, na Região Noroeste.
Durante a solenidade de assinatura, o governador Eduardo Leite enfatizou que a liberação desse volume expressivo de capital só foi convertida em realidade graças ao rígido equilíbrio fiscal conquistado pela administração pública do Estado. De acordo com o chefe do Executivo, as reformas estruturais e previdenciárias aprovadas nos últimos anos foram determinantes para frear a escalada de despesas correntes, abrindo o espaço orçamentário necessário para investimentos próprios e para o enfrentamento articulado dos severos impactos socioeconômicos deixados pelas enchentes de 2024.
“Quando a União nos ofereceu instrumentos para auxiliar na reconstrução, isso só teve significado porque o Estado já havia feito seu dever de casa. As reformas permitiram criar capacidade de investimento e enfrentar um momento tão desafiador como o que vivemos após as enchentes”, sublinhou Eduardo Leite.
Aproveitando o fórum de debates que reuniu diversas lideranças regionais, o governador estendeu um pedido formal de apoio aos prefeitos presentes em relação às propostas de concessão de rodovias estaduais à iniciativa privada. Leite sustentou a tese de que o modelo de parceria público-privada (PPP) e pedágios é o caminho mais célere e sustentável para multiplicar os aportes financeiros e modernizar a infraestrutura de transporte a longo prazo.
O governador fez questão de ressaltar que a pauta das concessões corre em paralelo e não possui qualquer vinculação ou interferência com o lote de obras públicas custeadas pelo Funrigs assinadas nesta quarta-feira. Segundo o planejamento do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), o maquinário pesado deve ser avistado nas pistas nos próximos meses, e o prazo final estimado para a entrega de todos os trechos recuperados vai até o encerramento do próximo ano.