Mobilidade Rodovias
Governo do RS autoriza R$ 342 milhões para recuperação de estradas estaduais
Investimento viabilizado pelo Funrigs contempla trechos na Serra, Vale do Paranhana e Encosta da Serra; obras devem ser concluídas até o fim de 2027
03/06/2026 18h29 Atualizada há 3 semanas
Por: Redação Fonte: ABCMais
Foto: Divulgação

O governador Eduardo Leite autorizou, em ato oficial realizado nesta quarta-feira (3 de junho), no Palácio Piratini, em Porto Alegre, o início imediato dos trâmites operacionais para as obras de recuperação asfáltica e restauração estrutural de 102 quilômetros de rodovias estaduais. O pacote de infraestrutura logística prevê um investimento robusto de R$ 342 milhões. Os recursos são integralmente financiados pelo Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs), ferramenta contábil voltada à reconstrução e resiliência climática do território gaúcho.

A ofensiva de engenharia viária vai reestruturar trechos estratégicos para o escoamento da produção e para o turismo. Entre os eixos rodoviários contemplados com nova pavimentação e sinalização estão:

O cronograma de frentes de trabalho da Secretaria de Logística e Transportes também inclui intervenções e melhorias asfálticas em malhas rodoviárias que cortam as regiões de Encantado, no Vale do Taquari, e de Horizontina, na Região Noroeste.

Continua após a publicidade

Reformas fiscais e reconstrução pós-2024

Durante a solenidade de assinatura, o governador Eduardo Leite enfatizou que a liberação desse volume expressivo de capital só foi convertida em realidade graças ao rígido equilíbrio fiscal conquistado pela administração pública do Estado. De acordo com o chefe do Executivo, as reformas estruturais e previdenciárias aprovadas nos últimos anos foram determinantes para frear a escalada de despesas correntes, abrindo o espaço orçamentário necessário para investimentos próprios e para o enfrentamento articulado dos severos impactos socioeconômicos deixados pelas enchentes de 2024.

“Quando a União nos ofereceu instrumentos para auxiliar na reconstrução, isso só teve significado porque o Estado já havia feito seu dever de casa. As reformas permitiram criar capacidade de investimento e enfrentar um momento tão desafiador como o que vivemos após as enchentes”, sublinhou Eduardo Leite.

Apelo pelas concessões rodoviárias

Aproveitando o fórum de debates que reuniu diversas lideranças regionais, o governador estendeu um pedido formal de apoio aos prefeitos presentes em relação às propostas de concessão de rodovias estaduais à iniciativa privada. Leite sustentou a tese de que o modelo de parceria público-privada (PPP) e pedágios é o caminho mais célere e sustentável para multiplicar os aportes financeiros e modernizar a infraestrutura de transporte a longo prazo.

O governador fez questão de ressaltar que a pauta das concessões corre em paralelo e não possui qualquer vinculação ou interferência com o lote de obras públicas custeadas pelo Funrigs assinadas nesta quarta-feira. Segundo o planejamento do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), o maquinário pesado deve ser avistado nas pistas nos próximos meses, e o prazo final estimado para a entrega de todos os trechos recuperados vai até o encerramento do próximo ano.