Segurança Prevenção
Defesa Civil de Bento Gonçalves e Ceran readequam rotas de fuga na Usina 14 de Julho
Trabalho de campo foca na sinalização da Zona de Autossalvamento (ZAS); ações de conscientização com moradores e simulado de evacuação estão programados
31/05/2026 12h08 Atualizada há 2 horas
Por: Redação
A comunicação visual clara e de fácil entendimento desempenha um papel fundamental na proteção de vidas. (Foto: Reprodução)

A Defesa Civil de Bento Gonçalves, em uma ação conjunta com a Companhia Energética Rio das Antas (Ceran), iniciou no último dia 20 de maio um processo de readequação técnica das estruturas de segurança no entorno da Usina Hidrelétrica 14 de Julho. O foco dos trabalhos é a revisão e o reposicionamento estratégico das placas de sinalização instaladas ao longo da Zona de Autossalvamento (ZAS).

O mapeamento de campo envolve engenheiros e técnicos que analisam as placas indicativas de Pontos de Encontro e de Rotas de Fuga. O objetivo principal é assegurar que toda a comunicação visual esteja perfeitamente alinhada com os mais rigorosos parâmetros de engenharia de segurança de barragens para situações reais de emergência.

Importância da clareza visual e planejamento

A comunicação visual clara e de fácil entendimento desempenha um papel fundamental na proteção de vidas, especialmente em cenários de eventos climáticos extremos que demandem uma evacuação imediata das áreas ribeirinhas. Placas bem posicionadas reduzem o tempo de reação e organizam o fluxo de deslocamento da população vulnerável.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Bento Gonçalves, Rodrigo Wermuth, as alterações nas estruturas físicas nas estradas e acessos não serão as únicas medidas adotadas no perímetro da usina:

Continua após a publicidade

— A alteração da infraestrutura física será acompanhada de ações de orientação. Após a conclusão, a Defesa Civil realizará ações de conscientização para os moradores da região — garantiu Wermuth.

Simulado geral de evacuação em setembro

Todo o estudo geográfico desenvolvido nesta etapa servirá como o pilar de sustentação para a revisão profunda e a atualização do Plano de Contingência (Plancon) do município de Bento Gonçalves.

Conforme as diretrizes e o cronograma estabelecidos pela Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul, as agências de segurança e resgate planejam realizar um simulado prático de evacuação de moradores no mês de setembro.

Continua após a publicidade

Essa integração operacional garante que os órgãos de resposta imediata e a própria população do entorno estejam plenamente adaptados e cientes das novas realidades estruturais e geográficas da área da bacia do Rio das Antas.