Política Eleições 2026
Milton Milan anuncia pré-candidatura a deputado federal em Bento Gonçalves
Ex-presidente da Ascon Vinhedos e do Bento +20 confirmou nas redes sociais que vai disputar vaga na Câmara dos Deputados pelo Novo em 2026.
07/05/2026 17h11 Atualizada há 2 meses
Por: Marcelo Dargelio
Milton Milan se destacou em ações realizadas durante a pandemia do Covid-19 e nas enchentes de 2024 - Foto: Reprodução

O engenheiro civil e empresário Milton Milan, de Bento Gonçalves, anunciou que será pré-candidato a deputado federal nas eleições de 2026 pelo Partido Novo. O comunicado foi feito em vídeo publicado em suas redes sociais, no qual ele afirma que aceitou o convite da sigla e que pretende levar adiante uma proposta alinhada ao campo liberal-conservador.

O lançamento oficial da pré-candidatura deve ocorrer no dia 15 de maio, às 19h, no Restaurante Casa Rigo, em Bento Gonçalves. O evento político deve contar com a presença do pré-candidato a senador e deputado federal Marcel Van Hattem. "Não estou entrando na política por status. Eu acredito no Brasil e não perco a esperança. Sempre fui protagonista de mudanças. Onde havia dificuldades, eu estava lá, e sempre de forma voluntária", disse Milan em seu vídeo nas redes sociais.

A confirmação coloca Milton Milan em um novo movimento dentro da política regional depois da disputa eleitoral de 2024, quando concorreu ao cargo de vereador em Bento Gonçalves pelo Novo e fez 679 votos. Milton Milan já é conhecido em Bento Gonçalves por sua atuação profissional e também pela participação em pautas ligadas ao desenvolvimento local. Em 2019, por exemplo, foi escolhido para presidir o Bento+20, comitê criado para pensar o futuro do município em diferentes áreas. Também foi responsável por liderar o projeto que construiu mais de 40 leitos na UPA 24 Horas durante a pandemia da Covid-19 e atuou na reconstrução das pontes levadas pela enchente no interior do município. Ele também foi presidente da Ascon Vinhedos no município. 

Loading...

Continua após a publicidade

Ao anunciar a pré-candidatura, Milan passa a integrar o grupo de nomes que começam a se posicionar para a disputa de 2026 em Bento Gonçalves. A pré-campanha, agora, deve servir para ampliar a presença política do engenheiro no Estado e consolidar apoios dentro e fora da Serra Gaúcha. "O Brasil está cansado de ser o país do futuro. O país precisa de pessoas dispostas a fazer o que é certo, mesmo quando o certo é difícil", destacou o engenheiro.