Rio Grande do Sul Educação
Professores entram em greve por plano de carreira e valorização
Categoria reivindica reposição da inflação e reconhecimento oficial do magistério infantil; Prefeitura mantém diálogo, mas descarta abono de faltas
19/04/2026 18h55 Atualizada há 3 horas
Por: Redação Fonte: ABCMais
Foto: Reprodução

Categoria reivindica reposição da inflação e reconhecimento oficial do magistério infantil; Prefeitura mantém diálogo, mas descarta abono de faltas

A rede municipal de ensino de Canoas inicia um período de paralisação liderado pelo Sindicato dos Professores Municipais de Canoas (Sinprocan). A categoria busca a readequação do plano de carreira, aumento real de salários e a garantia de um quadro completo de profissionais nas escolas — incluindo especialistas e monitores — até o mês de junho.

Um dos pontos centrais da mobilização é a aplicação da Lei 15.326/2026, que reconhece os professores da educação infantil como integrantes da carreira do magistério público da educação básica. A agenda de greve prevê uma mobilização em frente à Prefeitura às 8h do primeiro dia, seguida de uma reunião entre o comando de greve e o Executivo para discutir as pautas.

Posicionamento das Partes

A administração municipal informou que monitora a paralisação em tempo real para minimizar os prejuízos aos estudantes e às famílias, enquanto tenta chegar a um acordo que atenda às reivindicações sem comprometer as contas públicas.