Meio Ambiente Meteorologia
Novo ciclone trará temporais ao Sul e queda nas temperaturas
Fenômeno se forma entre Argentina e Uruguai e deve provocar rajadas de vento de até 70 km/h no litoral gaúcho a partir de sexta-feira
15/04/2026 19h41 Atualizada há 4 horas
Por: Redação Fonte: ABCMais
Foto: Reprodução

A formação de um ciclone extratropical entre a Argentina e o Uruguai promete mudar o cenário meteorológico no Sul do Brasil entre esta quarta (15) e quinta-feira (16). O processo de ciclogênese trará instabilidade severa, com risco de chuva intensa e temporais para os países vizinhos e os estados do Sul. Segundo a meteorologista Estael Sias, da MetSul, embora o Rio Grande do Sul ainda registre calor nesta quarta devido a uma massa de ar quente, a nebulosidade ganha força a partir de amanhã, marcando o fim do veranico e o início da queda nas temperaturas.

Na sexta-feira (17), o centro do ciclone estará posicionado sobre o Rio da Prata, sendo o Uruguai o país com maior potencial de danos e impactos climáticos. No final do dia, o sistema se desloca em direção ao Oceano Atlântico. Para o território gaúcho, o reflexo mais direto será sentido no sábado (18), quando a entrada de uma massa de ar mais ameno limpará o céu, garantindo o retorno do sol. No entanto, o deslocamento do sistema pelo mar deve provocar rajadas de vento entre 50 km/h e 70 km/h na metade Sul e no litoral do estado.

Após a passagem do ciclone, a previsão indica um período de maior estabilidade e clima agradável em solo gaúcho. O fenômeno deve se afastar completamente para sudeste do Chuí durante o fim de semana, permitindo que as temperaturas se mantenham moderadas e sem previsão de novos eventos extremos imediatos. As autoridades recomendam atenção para a navegação e atividades costeiras devido à agitação marítima prevista para o período.