Sociedade Políticas
Geriatra lança livro que reflete aspectos do envelhecimento
Com lançamento previsto para 24 de março, primeiro livro de Mônica Campanha reúne experiências e reflexões sobre longevidade e o envelhecimento com...
24/03/2026 13h20
Por: Redação Fonte: Agência Dino

É possível chegar à terceira idade usufruindo de uma longevidade ativa e funcional? Essa é uma pergunta que muitas pessoas se fazem, e a resposta é "sim". É o que garante a médica geriatra Mônica Campanha, que lança neste mês seu primeiro livro, focado justamente nesse tema. A obra, intitulada "Decisões que transformam – Uma jornada para longevidade", mostra que o projeto de uma vida longa não termina quando a velhice bate à porta e pode perdurar por muitos anos.

"Durante décadas, o envelhecimento foi associado a uma imagem estigmatizada: fragilidade, dependência e declínio progressivo. Essa visão reducionista criou um imaginário social que muitas vezes desumaniza a velhice, tratando-a como um problema ou uma fase de resignação, em vez de uma etapa legítima da vida — rica em potência, experiência e contribuição", analisa a autora, em um trecho do livro. Segundo ela, a publicação pretende desmistificar a ideia de que a vida na terceira idade já é efêmera e sem propósito.

Como profissional da área, Mônica Campanha traz contribuições técnicas, mas também explora suas próprias experiências familiares para contar como vivenciar esta etapa da vida. O desafio é para muitos. De acordo com o último Censo, havia cerca de 4,6 milhões de brasileiros com 80 anos ou mais — algo em torno de 2,2% da população total do país. A médica, que, além de geriatra, é especialista em gerontologia (estudo do envelhecimento), conta que este é um momento em que, para muitos idosos, os planos e as realizações costumam ser minimizados até mesmo por familiares.

Continua após a publicidade

"O livro traz aspectos técnicos em alguns momentos. Como profissional da área, eu não poderia me furtar de dar uma contribuição médica. Mas o intuito é mostrar que a saúde na velhice deve ser vivenciada em diversos aspectos, que vão muito além de "exames bons". Quando isso é cultivado com amor e há uma entrega a valores como a espiritualidade, por exemplo, os bons momentos se tornam incríveis e os momentos mais difíceis são minimizados. Não existe fórmula mágica, mas existe cuidado em cada detalhe. É disso que o livro trata, de modo geral", sustenta Mônica Campanha.

Lançamento do livro

Primeiro livro de Mônica Campanha, Decisões que transformam – Uma jornada para longevidade será lançado no dia 24, na Associação Médica de Minas Gerais, entre 19h e 21h. A obra, com 230 páginas, inicia explorando as vivências pessoais que ela teve junto aos avós maternos e paternos e, posteriormente, o seu encontro mais profundo com a geriatria. Segundo ela, esses personagens da infância e da juventude ajudaram-na a moldar sua percepção sobre o envelhecimento e foram determinantes para sua escolha profissional. "Tive o privilégio de compreender bem de perto como ocorre esse processo, e isso é parte da minha trajetória, primeiro como fisioterapeuta e depois como médica geriatra", revela.

Continua após a publicidade

Sobre a autora

Mônica Campanha formou-se primeiro em fisioterapia e, depois, a necessidade de um cuidado mais aprofundado para com os idosos levou-a também a dedicar-se à medicina e, posteriormente, à especialização em geriatria. Atualmente a médica carrega um mantra: "Viver muito, vivendo bem". Sua missão é ajudar os idosos a cuidarem da saúde, cultivando hábitos saudáveis e um estilo de vida equilibrado.

"A velhice é uma fase natural da vida, mas muitas vezes associada a uma ideia de declínio, dependência e perda de autonomia. Porém, não é o envelhecer que deve gerar medo, mas a possibilidade de perder a saúde e a independência", afirma. Segundo ela, é possível transformar este medo em ação, adotando hábitos saudáveis para desfrutar da vida da melhor forma possível — e por muito tempo.