Rio Grande do Sul Deu ruim
Acusado de estupro no RS é preso na França pela Interpol
O crime ocorreu em 2020 e o homem estava foragido do Brasil desde 2023. Ele foi localizado e detido nesta quinta-feira (19).
20/03/2026 22h45 Atualizada há 3 horas
Por: Redação

Um homem foragido da Justiça gaúcha, suspeito de estuprar uma adolescente na cidade de Esteio, na Região Metropolitana de Porto Alegre, foi preso na França nesta quinta-feira (19). A captura internacional ocorreu graças a um alerta emitido pela Interpol, após um esforço conjunto das autoridades brasileiras.

O crime de estupro de vulnerável teria ocorrido no ano de 2020. De acordo com as investigações, o suspeito conseguiu deixar o Brasil em 2023, motivando a Justiça gaúcha a expedir um mandado de prisão preventiva contra ele para garantir a aplicação da lei.

A Difusão Vermelha e a extradição

Para rastrear e capturar o foragido no exterior, o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) solicitou a inclusão do nome do indivíduo na Difusão Vermelha (Red Notice) — o mecanismo de alerta máximo da Interpol utilizado para localizar pessoas procuradas internacionalmente.

Continua após a publicidade

O paradeiro do homem em território francês foi confirmado ao Ministério Público pelo Núcleo de Cooperação Internacional da Polícia Federal brasileira. Atualmente, o suspeito permanece detido na França e aguarda os trâmites burocráticos e legais do processo de extradição. Assim que os procedimentos forem concluídos pelas autoridades estrangeiras, ele será enviado de volta ao Brasil para responder criminalmente no Rio Grande do Sul.