Rio Grande do Sul Sem data pra voltar
Paralisação de delegados da PF interrompe emissão de passaportes no RS
Emissões de passaporte foram interrompidas na quarta-feira, 18, e não têm prazo para retornar.
20/03/2026 16h21 Atualizada há 3 horas
Por: Redação

A emissão e renovação de passaportes no Rio Grande do Sul continuam totalmente paralisadas. A interrupção do serviço, que afeta milhares de gaúchos com viagens programadas, é reflexo de uma mobilização nacional dos delegados da Polícia Federal (PF). O movimento, que ganhou força na primeira quinzena deste mês de março, busca pressionar o Ministério da Justiça e o governo federal a enviarem ao Congresso Nacional o projeto de lei que cria o Fundo Nacional de Combate ao Crime Organizado (FUNCOC), além de reivindicar melhorias na carreira.

No Estado, nenhum dos postos da PF está operando normalmente para a confecção do documento. A suspensão atinge em cheio as unidades de cidades como Porto Alegre, Caxias do Sul, Passo Fundo, Santa Cruz do Sul e Santana do Livramento. A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) declarou que a categoria permanece em estado de mobilização permanente, o que significa que o impasse não tem data para acabar.

O que fazer se você precisa do passaporte?

O cidadão que planeja viajar nas próximas semanas e ainda não iniciou o processo vai encontrar o sistema de agendamento inoperante. A orientação atual da Superintendência da Polícia Federal no RS detalha o que está ou não funcionando:

Continua após a publicidade

Outros serviços impactados

A paralisação da corporação vai além do setor de viagens internacionais. Diversas atividades administrativas e operacionais da Polícia Federal estão funcionando de forma reduzida ou suspensa no Rio Grande do Sul: