Geral Executivo
Leite anuncia Luigi Soares Pereira no comando-geral da Brigada Militar e Ricardo Mattei Santos à frente dos Bombeiros
O governador Eduardo Leite anunciou, nesta quinta-feira (12/2), os novos comandantes-gerais da Brigada Militar (BM) e do Corpo de Bombeiros Militar...
12/02/2026 18h32
Por: Redação Fonte: Secom RS

O governador Eduardo Leite anunciou, nesta quinta-feira (12/2), os novos comandantes-gerais da Brigada Militar (BM) e do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS). Assumem o comando das corporações o coronel Luigi Gustavo Soares Pereira, na BM, e o coronel Ricardo Mattei Santos, no CBMRS. A mudança ocorre em razão de os atuais comandantes, coronel Cláudio dos Santos Feoli e coronel Julimar Fortes, estarem indo para a reserva após atingirem o tempo máximo de 35 anos de serviço ativo.

Com a ida do coronel Luigi ao comando-geral da Brigada Militar, a Chefia do Estado-Maior da corporação passa a ser exercida pelo coronel Álvaro Martinelli, que até então comandava o Comando de Policiamento de Choque (CPChq).

A transição também envolve os subcomandos. No CBMRS, o coronel Mattei, que exercia a função de subcomandante-geral, passa agora a comandante-geral. Para o posto de subcomandante-geral do CBMRS, assume o coronel Alexandre Sorio Nunes. Na BM, o subcomandante-geral, coronel Douglas Soares, também vai para a reserva por tempo limite de serviço, e será sucedido pelo coronel Jorge Dirceu Abreu Silva Filho.

Continua após a publicidade

Encontro com o governador

Na tarde desta quinta-feira, tanto os comandantes que deixam os cargos quanto os novos comandantes e subcomandantes, acompanhados do secretário da Segurança Pública do Estado, coronel Mário Ikeda, foram recebidos pelo governador no Palácio Piratini. O encontro ocorreu antes da reunião mensal de avaliação de indicadores dentro do processo de governança da Gestão de Estatística em Segurança (Geseg), que integra o programa RS Seguro.

Ao agradecer aos oficiais que se despedem das funções, Leite destacou o legado construído ao longo das últimas décadas. “Agradeço profundamente ao coronel Feoli e ao coronel Julimar por uma vida inteira dedicada ao compromisso de servir e proteger a sociedade gaúcha. Desejo sucesso aos novos comandantes, com a certeza de que darão continuidade ao trabalho de excelência que promoveu, nos últimos anos, uma verdadeira transformação na segurança pública do Rio Grande do Sul, hoje reconhecida nacionalmente como exemplo de gestão e resultados”, afirmou.

Continua após a publicidade

O governador ressaltou que a transição ocorre em um momento de consolidação dos avanços obtidos pelo RS Seguro, com queda contínua dos principais indicadores criminais, fortalecimento da inteligência policial e aplicação de investimentos históricos. Segundo ele, a continuidade das estratégias baseadas em metas e monitoramento permanente de dados será fundamental para manter o Estado como referência nacional na área.

Perfis

Texto: Carlos Ismael Moreira/Secom
Edição: Secom