O conselho que desenha o futuro de Bento Gonçalves está sob nova direção. O economista e consultor Renato Bernardi assumiu, no último dia 6 de fevereiro, a presidência do Bento+20, com a missão de acelerar a concretização dos projetos previstos no Masterplan da cidade.
Bernardi substitui Roberto Meggiolaro Jr., seguindo o rito de governança da entidade. A nova diretoria para 2026 conta ainda com Leonardo Rosseto (vice-presidente) e Beatriz Somacal (secretária), além de Gabriel Stella, que segue como coordenador do conselho.
A principal mudança anunciada pela nova gestão é estratégica. Para tornar o trabalho mais ágil, Bernardi propôs reorganizar as antigas 12 Câmaras Técnicas em apenas três eixos estratégicos:
Cidadania e Desenvolvimento Social
Desenvolvimento Econômico
Desenvolvimento Urbano
A inovação funcionará como um tema transversal a todas as áreas. "A proposta é conferir maior clareza às ações e aprimorar as entregas, garantindo uma atuação mais integrada", explica o novo presidente.
Entre os temas urgentes que estarão na mesa do Bento+20, Bernardi destacou a infraestrutura e a mobilidade urbana. Um dos pontos chave será o estudo para a utilização da ferrovia, inicialmente no perímetro urbano, um projeto antigo que a cidade anseia ver sair do papel. Educação e segurança também estão no topo da lista de prioridades.
Roberto Meggiolaro Jr. deixa o cargo após um período focado na organização interna do conselho. Sua gestão foi marcada pela criação de um corpo executivo, maior articulação com o poder público (apoiando o Plano Plurianual) e a realização do 1º Fórum Conecta Bento.
Renato Bernardi traz na bagagem experiência no Instituto Senai de Tecnologia e na diretoria de Inovação da Movergs, reforçando o perfil técnico do conselho.