Tecnologia Tecnologia
Ressonância magnética odontológica chega ao Brasil este ano
Tecnologia foi desenvolvida pelas empresas Dentsply Sirona e Siemens Healthineers, a partir do estudo liderado pelo cientista brasileiro Rubens Spi...
30/01/2026 12h41
Por: Redação Fonte: Agência Dino

A parceria entre a Dentsply Sirona, fabricante mundial de produtos e equipamentos odontológicos, e a Siemens Healthineers, provedora global de equipamentos, soluções e serviços de saúde, traz ao Brasil o primeiro sistema de ressonância magnética (RM) exclusivamente para uso odontológico. Esta solução foi desenvolvida pelas duas empresas a partir de estudos científicos liderados pelo pesquisador brasileiro Rubens Spin-Neto, professor de Radiologia e Imagem Dentomaxilofacial na Universidade de Aarhus, na Dinamarca.

A chegada desta tecnologia ao Brasil representa um avanço na precisão dos diagnósticos odontológicos, proporcionando segurança ao paciente e eficiência na investigação de tratamentos. Como o sistema foca exclusivamente nas estruturas dentárias, o tecido cerebral não é visível durante a geração da imagem. Essa abordagem direcionada garante que apenas as áreas anatômicas relevantes sejam apresentadas para avaliação, auxiliando os dentistas em seu processo diagnóstico.

Com a aprovação do Magnetom Free Max Dental Edition pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Brasil se torna o primeiro país da América Latina a contar com um equipamento de RM exclusivamente para uso odontológico.

Continua após a publicidade

“O equipamento representa um avanço significativo na imagem odontológica, fornecendo informações sobre estruturas dentárias que não eram facilmente visíveis em outras modalidades de imagem, sem os riscos associados à radiação ionizante”, afirmou o Prof. Rubens Spin-Neto.

“Ao desenvolvermos a primeira ressonância magnética dedicada exclusivamente à odontologia, elevamos significativamente as capacidades de diagnóstico nesta área. Esta inovação é um marco no nosso portfólio de soluções de imagens avançadas, reforçando nosso compromisso com a excelência”, ressaltou André Conejo, vice-presidente da Dentsply Sirona para a América Latina.

“Estamos comprometidos em expandir o impacto clínico e o alcance da RM. É emocionante ver o potencial da RM dedicada à odontologia sendo validado por meio de ensaios clínicos, o que abrirá caminho para um novo campo clínico que beneficiará tanto os profissionais de odontologia quanto os pacientes”, disse Andreas Schneck, chefe de Ressonância Magnética da Siemens Healthineers.

Continua após a publicidade