Região Feminicídio
Mulher é morta a tiros no dia em que assinou divórcio
Este foi o sétimo feminicídio no Rio Grande do Sul em 2026, cinco deles em apenas 48 horas.
21/01/2026 09h17
Por: Marcelo Dargelio

Uma mulher foi assassinada a tiros na manhã desta terça-feira (20), poucas horas após assinar o divórcio com o ex-companheiro. O crime ocorreu em Muitos Capões, na Serra Gaúcha, e é tratado como feminicídio. A vítima foi identificada como Uliana Teresinha Fagundes, de 59 anos.

Segundo as informações apuradas pela polícia, o ex-marido não teria aceitado o fim do relacionamento e efetuou pelo menos quatro disparos de arma de fogo contra a vítima logo após o casal retornar do cartório.

O caso é o sétimo feminicídio registrado no Rio Grande do Sul em 2026 — um número que acende alerta, especialmente pela sequência recente: cinco desses crimes ocorreram entre domingo (18) e terça-feira (20).

Continua após a publicidade

Crime ocorreu após retorno do cartório

Conforme a investigação, Uliana havia deixado a casa onde morava com o suspeito há apenas quatro dias. Mesmo assim, nesta terça-feira, ela e o ex-companheiro foram até Vacaria, onde formalizaram o divórcio em cartório. Após o procedimento, os dois retornaram juntos para Muitos Capões.

Ao chegarem à residência, Uliana teria entrado no imóvel enquanto o homem permaneceu do lado de fora. Minutos depois, ela foi atingida pelos disparos. A vítima não resistiu aos ferimentos. O velório de Uliane Fagundes ocorre na capela da Funerária Sagrada Família, em Muitos Capões. Seu sepultamento será nesta quinta-feira, 22, no Cemitério Municipal da mesma cidade.

Suspeito fugiu após o crime

De acordo com o delegado Vitor Boff, após cometer o assassinato, o suspeito fugiu do local. Equipes policiais foram acionadas e atenderam a ocorrência, além do Instituto-Geral de Perícias (IGP), responsável pelos levantamentos técnicos na cena do crime.

Continua após a publicidade

As circunstâncias e a motivação do caso serão apuradas pela Delegacia de Polícia de Proteção a Grupos Vulneráveis (DPPGV) de Vacaria, que conduz o inquérito.

Primeiro feminicídio do ano na Serra Gaúcha

Este é o primeiro feminicídio registrado em 2026 na Serra Gaúcha, conforme a Polícia Civil. Em 2025, a região contabilizou 10 assassinatos de mulheres por razão de gênero, reforçando a preocupação com os índices de violência doméstica e crimes contra mulheres.

O caso em Muitos Capões amplia a lista de feminicídios ocorridos no Estado em poucos dias, evidenciando a gravidade do cenário e a urgência de políticas públicas de prevenção, proteção e acolhimento às vítimas.