Na manhã do último sábado (17), um grave acidente em Santa Maria, na região central do Rio Grande do Sul, deixou um homem de 64 anos, Alcione Ottonelli Pithan, em estado grave. Ele foi atropelado enquanto caminhava na calçada, acompanhado de seu cachorro. O impacto do veículo provocou um politraumatismo, resultando em múltiplas fraturas, incluindo na coluna, clavícula, fêmur, tórax e costelas.
O acidente foi registrado por câmeras de segurança de um prédio nas proximidades. As imagens mostraram o momento em que o carro invadiu a calçada e colidiu com Alcione, que foi arremessado ao chão. Apesar da gravidade da situação, o cachorro não se feriu e foi encontrado por vizinhos, que o devolveram à família do homem.
De acordo com o boletim médico do Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo, Alcione passou por uma cirurgia no domingo (18) para tratar a fratura no fêmur, e embora esteja estável e consciente, continua sob cuidados na UTI. A família aguarda notícias sobre sua recuperação.
Informações preliminares da Polícia Civil indicam que o motorista do veículo não possui Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e, após o teste de bafômetro, foi liberado por não apresentar sinais de embriaguez. No entanto, a investigação sobre o caso pode indicar dolo eventual, uma vez que o motorista assumiu o risco ao dirigir sem habilitação. O delegado responsável, Sandro Meinerz, destacou a importância de esclarecer as circunstâncias que levaram à invasão da calçada. A comunidade local já expressou preocupação com o excesso de velocidade na Rua Euclides da Cunha, onde o acidente ocorreu, e testemunhas serão ouvidas nos próximos dias para elucidar os detalhes do caso.