O Exército Brasileiro deu início, na última sexta-feira (16), à Seleção Complementar de jovens alistados em Lajeado, com foco no grupo que deverá servir em 2025. A atividade será realizada no Clube dos Quinze, localizado na Rua Irmando Weissheimer, 721, e se estenderá até o dia 21 de janeiro, quando será feita a cerimônia de Juramento à Bandeira para os jovens que foram dispensados do Serviço Militar Obrigatório.
No primeiro dia, 45 jovens compareceram ao local para participar do processo de seleção, que envolve um total de 178 candidatos. Após a seleção, os jovens de Lajeado que forem convocados irão prestar serviço no Município de São Gabriel, especificamente no 9º Regimento de Cavalaria Blindado, uma importante unidade do Exército.
A cerimônia de juramento, marcada para o último dia da seleção, terá início às 11h30 e é um momento significativo para os jovens que foram dispensados, simbolizando o compromisso cívico com a nação. Para aqueles que já foram dispensados do serviço, existe a possibilidade de emitir o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) através do site oficial do alistamento, onde devem seguir um procedimento simples que inclui o pagamento de uma taxa de R$ 6,42.
O processo de alistamento e seleção é fundamental para organizar o ingresso dos jovens nas forças armadas, assegurando que estejam preparados para suas responsabilidades e compromissos cívicos. A participação ativa dos jovens neste processo é essencial para o fortalecimento da defesa nacional e a promoção do espírito de cidadania entre as novas gerações.