A sequência de acidentes envolvendo tratores na Serra Gaúcha voltou a terminar em tragédia. Um idoso de 79 anos morreu após o capotamento de um trator, na noite desta terça-feira (13), na comunidade de São José da Nona, no interior de Veranópolis.
A vítima foi identificada como Raul Scalco.
Conforme informações do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, o atendimento foi realizado pelo Pelotão de Bombeiros Militar de Veranópolis, acionado por volta das 19h55. Quando as equipes chegaram ao local, o homem já estava em óbito, preso sob o veículo agrícola.
De acordo com o relato dos bombeiros, o trator teria capotado em um trecho de morro íngreme, ficando parcialmente sustentado por galhos e arbustos. A vítima foi encontrada sob o veículo em uma área de difícil acesso, o que exigiu cuidados redobrados durante o atendimento e a remoção.
Ainda segundo a corporação, devido às condições do terreno, foi necessário o uso de um caminhão munck para retirar o trator e permitir a remoção do corpo.
As circunstâncias do acidente devem ser apuradas pelas autoridades competentes.
O sepultamento de Raul Scalco está marcado para as 18h desta quarta-feira (14), no Cemitério da Comunidade de Monte Bérico, no interior de Veranópolis.
Casos como este acendem novamente o alerta para os riscos envolvendo máquinas agrícolas, especialmente em regiões de terreno acidentado, comuns no interior da Serra Gaúcha. O uso de tratores em morros íngremes exige atenção redobrada e manutenção constante, além de cuidados com estabilidade e condições do solo.