Segurança Troca de comando
Pela primeira vez em sua história, 3º BPAT terá duas mulheres no comando
Tenente-coronel Chesani está deixando o comando da unidade, que será assumido pela tenente-coronel Karine Pires Soares Brum
06/01/2026 12h01 Atualizada há 2 dias
Por: Marcelo Dargelio
Tenente-coronel Karine Soares assume o comando em fevereiro ao lado da major Estefanie Gomes Caetano - Fotos: Reprodução/Especial

O 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (3º BPAT), com sede em Bento Gonçalves, passará por uma mudança em seu comando a partir da próxima semana. O tenente-coronel Flori Chesani Júnior deixa a função após um ano e seis meses à frente da unidade para assumir um novo desafio profissional em Porto Alegre, onde foi promovido para atuar no Estado-Maior da Brigada Militar.

A substituição ocorre oficialmente na sexta-feira, dia 9, conforme publicação realizada na última sexta-feira, 2. No lugar de Chesani, assume o comando a tenente-coronel Karine Pires Soares, que até então exercia a função de subcomandante do 1º Batalhão de Polícia Militar (1º BPM), na Capital. A solenidade oficial de troca de comando está prevista para o mês de fevereiro.

A mudança representa um marco histórico para o 3º BPAT. Pela primeira vez desde a criação da unidade, o alto escalão do comando será composto integralmente por mulheres. Além da tenente-coronel Karine Soares no comando, a major Estefanie Gomes Caetano permanece como subcomandante da guarnição, consolidando um momento simbólico de representatividade feminina na liderança da Brigada Militar na Serra Gaúcha.

Continua após a publicidade

Trajetória importante do comandante que se despede

Tenente-coronel Chesano deixa legado importante no 3º BPAT

 

O tenente-coronel Flori Chesani Júnior assumiu o comando do 3º BPAT em julho de 2024. Durante sua gestão, esteve à frente de uma unidade estratégica para o policiamento da Serra Gaúcha, região que concentra forte fluxo turístico ao longo do ano. Sua transferência para o Estado-Maior da Brigada Militar ocorre como reconhecimento à trajetória profissional e à experiência acumulada ao longo da carreira. Sob seu comando, o 3º BPAT teve sua estrutura completamente modernizada, contando praticamente só com viaturas novas. Chesani foi responsável ainda por estreitar as relações com os órgãos de segurança da cidade e também as entidades de classe para que a BM fosse equipada de forma diferenciada em Bento Gonçalves.

Perfil da nova comandante

A tenente-coronel Karine Pires Soares possui uma carreira sólida e diversificada na Brigada Militar. É graduada em Ciências Jurídicas e Sociais – Direito pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), formação concluída em 2004, e mestre em Ciências Militares de Polícia Militar, título obtido em 2018 pela Academia de Polícia da Brigada Militar.

Continua após a publicidade

No serviço público desde 2006, Karine construiu sua experiência atuando no comando de frações destacadas na região do Vale do Taquari, além de desempenhar funções estratégicas no Estado-Maior da Brigada Militar desde 2019. Sua atuação tem foco em polícia comunitária, promoção e defesa dos direitos humanos e prevenção primária da violência.

Com forte perfil acadêmico, a nova comandante também é docente da Brigada Militar, lecionando disciplinas ligadas à área do direito e ao policiamento comunitário. Ao longo da carreira, participou do desenvolvimento de programas como o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e de ações voltadas à proteção de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. Atualmente, atua como subcomandante do 1º Batalhão de Polícia Militar (1º BPM), em Porto Alegre.

Novo ciclo no policiamento regional

A mudança no comando do 3º BPAT ocorre em um momento de desafios constantes para a segurança pública, especialmente em regiões com forte vocação turística, como Bento Gonçalves e municípios do entorno. A expectativa é de que a experiência técnica e institucional da tenente-coronel Karine Soares contribua para a continuidade e o aprimoramento das ações de policiamento ostensivo, comunitário e preventivo na região.

Com a nova composição do comando, o 3º BPAT inicia um novo ciclo, marcado não apenas pela transição administrativa, mas também por um avanço histórico na representatividade feminina dentro da Brigada Militar.