Região Susto
Homem fica ferido após cair de cachoeira em Pinto Bandeira
Bombeiros precisaram realizar técnicas de rapel para realizar o salvamento da vítima de 31 anos.
02/01/2026 16h19
Por: Marcelo Dargelio

Um homem de 31 anos ficou ferido após sofrer uma queda de aproximadamente oito metros em uma cachoeira no interior do município de Pinto Bandeira, na Serra Gaúcha. O acidente ocorreu no fim da tarde e mobilizou uma operação de busca e salvamento do Corpo de Bombeiros Militar de Bento Gonçalves, com apoio do Samu.

De acordo com informações repassadas pelo 3º Companhia Independente de Bombeiros Militar (3ª CIABM), a guarnição foi acionada pelo telefone de emergência 193 após o relato da queda em uma área de difícil acesso. Diante da gravidade do chamado, foi solicitado apoio médico imediato.

Resgate em área de mata e difícil acesso

Os bombeiros se deslocaram até um ponto de encontro nas proximidades da igreja de Pinto Bandeira, onde uma pessoa aguardava para conduzir a equipe até o local do acidente. A viatura seguiu até o ponto mais próximo possível da cachoeira e, a partir dali, os socorristas avançaram a pé, carregando os equipamentos necessários até o topo da queda d’água.

Continua após a publicidade

No local, a equipe encontrou a vítima já sendo atendida por uma técnica de enfermagem da ambulância da Prefeitura, que havia conseguido chegar antes. O homem apresentava sinais de fratura e deformidade no braço esquerdo e na perna esquerda, além de escoriações na região do tórax. Com o auxílio de amigos, ele foi imobilizado e colocado em prancha rígida.

Técnicas de salvamento em altura

Para garantir a segurança da operação, os bombeiros realizaram a ancoragem com cordas, permitindo a descida controlada da equipe até o ponto onde a vítima se encontrava e, posteriormente, a retirada. O homem foi acomodado em uma maca envelope, utilizada em resgates em locais íngremes e de difícil acesso.

Após a retirada até o topo da cachoeira, a vítima recebeu medicação no local pela equipe do Samu. Em seguida, foi conduzida por uma trilha em meio à mata, por cerca de 70 a 100 metros, até a viatura. De lá, foi transferida para a Unidade Avançada do Samu e encaminhada ao Hospital Tacchini, em Bento Gonçalves.

Continua após a publicidade

Grupo tentou pedir ajuda sem sinal de celular

Ainda conforme relato da ocorrência, uma amiga da vítima, que estava no local, não apresentava ferimentos. Ela foi avaliada pela equipe médica e liberada. Também estava presente a namorada da vítima, de 18 anos, que explicou que o grupo era formado por cinco pessoas.

Segundo ela, a descida da cachoeira começou após o meio-dia. Por volta das 17h30, durante o retorno, o homem escorregou e caiu. O grupo tentou acionar socorro, mas não havia sinal de telefonia móvel na região. Diante disso, eles se deslocaram até encontrar um motociclista, que conseguiu acionar o Corpo de Bombeiros ao alcançar uma área com sinal.

Alerta para riscos em áreas naturais

O Corpo de Bombeiros reforça o alerta para os riscos em trilhas, cachoeiras e áreas naturais, especialmente em locais sem sinal de comunicação. A orientação é que visitantes informem terceiros sobre o trajeto, evitem deslocamentos no fim do dia e utilizem equipamentos adequados, reduzindo o risco de acidentes e facilitando o acionamento de socorro em situações de emergência.