Região Tempo
Vendaval atinge o município de Farroupilha nesta terça-feira
Em poucos minutos, várias casas, escolas e empresas foram destelhadas pela força do vento.
23/12/2025 16h23 Atualizada há 4 horas
Por: Marcelo Dargelio
Escola Municipal de Ensino Fundamental José Chesini foi totalmente destelhada - Foto: Prefeitura de Farroupilha/Especial

Um vendaval acompanhado de chuva forte atingiu o município de Farroupilha na tarde desta terça-feira, 23 de dezembro de 2025, deixando um rastro de danos e transtornos em diversas localidades. O fenômeno climático foi registrado principalmente nas áreas urbana e rural da cidade, com relatos de destelhamentos, queda de árvores e queda de energia em bairros afetados

A Defesa Civil de Farroupilha orienta a população a não se deslocar até os locais atingidos pelo forte temporal, que atingiu o município no início da tarde desta terça-feira, 23 de dezembro. O alerta se deve tanto à necessidade de garantir o atendimento às famílias que tiveram prejuízos quanto à segurança da população, diante dos riscos causados pelos fortes ventos e pela chuva intensa.

Uma das comunidades mais afetadas pelo vendaval foi a Vila Rica, onde equipes da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros de Farroupilha, do Corpo de Bombeiros Voluntários de Garibaldi e de outros órgãos de segurança seguem mobilizadas no atendimento às ocorrências.

Continua após a publicidade

Entre os locais atingidos está a Escola Municipal de Ensino Fundamental José Chesini, que sofreu destelhamento quase total, além de alagamentos na parte interna. Conforme a Defesa Civil, os trabalhos de limpeza e colocação de lonas já estão em andamento. No momento do temporal, não havia pessoas na escola, e não houve registro de feridos.

Além da unidade escolar, ao menos 15 residências foram atingidas pelos ventos. A situação também provocou a queda de fiação da rede elétrica sobre as ruas, aumentando o risco para moradores e curiosos. Por esse motivo, a orientação das autoridades é para que ninguém se desloque até a comunidade, evitando acidentes. A RGE já foi acionada para realizar o desligamento da rede elétrica e os reparos necessários.

Ainda na tarde desta terça-feira, o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Luciano Chaves Boeira, deve visitar a comunidade para avaliar os estragos, realizar o levantamento completo dos danos e auxiliar na definição de estratégias para a reconstrução das áreas atingidas.

Continua após a publicidade