Saúde Boa notícia
Farmácia da UPA Botafogo passa a funcionar 24 horas a partir de janeiro
Funcionamento direto começa a partir do dia 2 de janeiro, atendendo a um antigo anseio dos pacientes.
22/12/2025 10h33
Por: Marcelo Dargelio

A partir do dia 2 de janeiro, a Farmácia da UPA Botafogo passará a funcionar 24 horas por dia, atendendo exclusivamente os pacientes da emergência. O anúncio representa o atendimento a uma demanda antiga da população, que até então precisava retornar à unidade no dia seguinte para retirar medicamentos quando o atendimento ocorria à noite ou durante a madrugada.

A ampliação do serviço faz parte do compromisso da Administração Municipal em qualificar os espaços de saúde e melhorar o fluxo de atendimento aos usuários do sistema público. Com a mudança, os pacientes atendidos na UPA poderão sair da consulta médica já com os medicamentos prescritos, sem a necessidade de novos deslocamentos.

Para viabilizar o funcionamento ininterrupto da farmácia, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu a reorganização do fluxo de dispensação, realizou a nomeação de novos profissionais aprovados em concurso público e estruturou uma sala específica para o serviço dentro da unidade.

Continua após a publicidade

Segundo a secretária municipal de Saúde, Daiane Piuco, a medida amplia a resolutividade do atendimento. “O paciente, ao ser atendido, já sai com o medicamento em mãos, sem precisar voltar no dia seguinte. Isso representa mais facilidade e mais qualidade no tratamento em saúde”, destacou.

Atendimento exclusivo da emergência

A farmácia 24 horas da UPA Botafogo será destinada exclusivamente aos pacientes atendidos na emergência. Já os medicamentos de uso contínuo seguem sendo dispensados nas farmácias dos bairros Eucaliptos, São Roque, Zona Sul e Central, de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h20min e das 13h às 16h50min.

A separação dos serviços, conforme a SMS, garante melhor organização do sistema e mantém o abastecimento regular das unidades básicas.

Continua após a publicidade

Avanço no atendimento à população

O prefeito Diogo Siqueira, que visitou a farmácia da UPA nesta segunda-feira (22), destacou a importância da medida para a população. “É uma excelente notícia para o cidadão. Trata-se de uma demanda antiga. Agora, quem procura atendimento durante a madrugada, seja com crianças ou idosos, já sai com o medicamento de forma mais ágil e humanizada”, afirmou.

O prefeito também ressaltou que o município segue trabalhando para manter as farmácias públicas abastecidas e sem falta de medicamentos, reforçando o compromisso com a qualidade do atendimento em saúde.

Com o funcionamento 24 horas da farmácia, a expectativa da administração é reduzir o número de retornos desnecessários à UPA, agilizar tratamentos e oferecer mais conforto e dignidade aos pacientes atendidos fora do horário comercial.