A empresária Helenir Bedin está de volta ao comando da Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves (CDL-BG). Eleita em assembleia no dia 28 de novembro, ela assumirá a presidência da entidade pela segunda vez, agora no período 2026–2028. O primeiro mandato de Helenir ocorreu entre 2010 e 2012, marcando uma gestão reconhecida pela defesa do comércio local e por iniciativas de fortalecimento do associativismo.
A nova presidente inicia oficialmente seu mandato em janeiro de 2026, mas a solenidade de posse está programada para março, durante a realização do 35º Mérito Empresarial, um dos eventos mais tradicionais da CDL-BG.
Com forte atuação na entidade e no comércio local, Helenir afirma que retorna à presidência motivada e comprometida com a evolução do setor lojista. “É muito gratificante ter a oportunidade de continuar contribuindo com o nosso comércio. Renovamos o compromisso de trabalhar, com cada vez mais dedicação, pelo fortalecimento do setor, priorizando o associativismo e agregando novas oportunidades de conexão e negócios para os lojistas de Bento Gonçalves”, destacou.
Entre as prioridades da gestão estão:
Campanhas de incentivo às vendas
Ações de integração entre lojistas
Projetos de qualificação profissional
Programas de educação corporativa
Planejamento de um calendário anual de atividades a ser apresentado aos associados
Helenir, que desde março ocupava o cargo de coordenadora do CDL Mulher Bento Gonçalves, reforça que a entidade seguirá estimulando o empreendedorismo feminino. A função será assumida, a partir de 2026, por Solange Pavan, que fez história como a primeira mulher a presidir a CDL-BG, na gestão 2007–2009.
O atual presidente da CDL-BG, Marcos Carbone, avaliou a eleição de Helenir como um passo importante para a continuidade de um trabalho sólido e representativo. “Teremos à frente da CDL-BG uma empreendedora de sucesso, que conhece a realidade, os desafios e as necessidades do lojista. Helenir é uma liderança experiente, com grande força agregadora e respeito da comunidade. Tenho certeza de que será uma gestão de muitas realizações”, afirmou Carbone.
Ele seguirá contribuindo com a entidade como 1º diretor financeiro, além de ocupar os cargos de vice-presidente da Federação Varejista do RS e presidente da CDL Metropolitana.
Presidente: Helenir Bedin
1º Vice-presidente: Vanderlei Dalla Costa
2º Vice-presidente: Priscila Bortolini
1º Diretor financeiro: Marcos Carbone
2º Diretor financeiro: Zhao Hongyu
1ª Secretária: Ana Maria Mazutti
Diretora de eventos e comunicação: Margot Dreher
Titulares: Ari Fachinetto, Carlos Cainelli, Leonardo Giordani
Suplente: Leonardo Carboni
Titulares: Marcelo Rodrigo Ticiani, Giovani Foresti Carlet, Viviane Somacal
Suplentes: Alessio Tomasi, Adalberto Bombassaro
Diretora da CDL Jovem: Giseli Severgnini
O retorno de Helenir Bedin marca um novo ciclo para a CDL-BG, que entra em 2026 renovando lideranças e reafirmando o compromisso de fortalecer o comércio de Bento Gonçalves, ampliando oportunidades e promovendo o desenvolvimento coletivo dos lojistas da cidade.