A Prefeitura de Bento Gonçalves iniciou nesta semana uma série de mudanças no trânsito da Avenida Osvaldo Aranha, uma das mais movimentadas da cidade, por onde circulam mais de 12 mil veículos diariamente. As intervenções, coordenadas pela Secretaria de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana (SEGIMU), têm como objetivo aumentar a fluidez, reduzir conflitos de circulação e reorganizar o acesso a estabelecimentos comerciais da região.
Entre as principais alterações está o fim da conversão à esquerda no sentido sul da via, utilizada por motoristas que acessavam diretamente os supermercados Caitá e Grepar. Agora, quem precisar entrar nos estabelecimentos deverá obrigatoriamente utilizar a Rua Passo Fundo, saindo posteriormente pela Rua Montenegro para fazer o retorno.
Outra mudança significativa ocorrerá no trecho entre as ruas Gilberto Tim e Livramento, onde será implantada faixa dupla para ampliar a capacidade de circulação. Para isso, o estacionamento no lado direito da via no sentido norte será removido. A medida, segundo avaliação técnica da SEGIMU, deve melhorar o fluxo em um ponto crítico de retenção.
O conjunto de alterações abrange todo o segmento entre a Rua Livramento e a Rotatória da Osvaldo Aranha com a Dante Larentis.
Como parte das ações de reorganização da avenida, o semáforo localizado em frente ao supermercado Grepar foi removido. A prefeitura afirma que a retirada contribuirá para aliviar o engarrafamento recorrente no trecho, eliminando uma parada obrigatória que impactava o ritmo do tráfego.
Novas placas, pintura viária e ajustes complementares de sinalização estão sendo instalados para orientar os motoristas.
De acordo com o secretário de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana, Diego Salini, as intervenções fazem parte de um planejamento viário mais amplo do município.
“São mudanças necessárias para garantir mais fluidez e segurança. A nova sinalização está sendo instalada e, a partir da próxima semana, o novo fluxo começa a operar”, destacou.
Durante o fim de semana, equipes da pasta realizam a pintura viária do trecho. As alterações entram em vigor na segunda-feira (8).
A prefeitura orienta motoristas a redobrarem a atenção nos primeiros dias de adaptação ao novo layout da via.