O governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (SES), autorizou na quinta-feira (4/12) o repasse de R$ 1.786.269 para auxiliar na reconstrução da rede de saúde pública de Erechim. O município foi fortemente atingido por uma tempestade de granizo em 23 de novembro que danificou mais de 10 mil casas, prédios e estabelecimentos, comerciais e públicos. A secretária da Saúde, Arita Bergmann, assinou quatro portarias autorizando o envio dos recursos.
Para as reformas do Hospital Santa Terezinha, um dos prédios atingidos, o governo do Estado está liberando R$ 817.694,03. Além disso, as portarias destinam recursos para a formação de duas equipes multidisciplinares de saúde mental. Duas unidades básicas de saúde (Progresso e São Cristóvão) também estão incluídas na medida para receber consertos na estrutura, além de novos equipamentos.
“Desde o primeiro momento, o governo esteve empenhado em ajudar com recursos na recuperação plena da rede de atenção primária para que o município possa retomar, o quanto antes, as cirurgias no hospital”, disse Arita.
O prefeito de Erechim, Paulo Polis, e o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Luciano Boeira, participaram da agenda on-line. “O hospital está atendendo com uma lona no telhado e agora vamos conseguir recuperar não só essa estrutura, mas também o piso, para que possamos voltar a atender com qualidade os pacientes de mais de 30 municípios da região”, explicou Polis.
As portarias autorizando os repasses extraordinários foram publicadas nesta sexta-feira (5/12) no Diário Oficial do Estado, e os recursos devem ser repassados ao município no começo da próxima semana.
Texto: Ascom SES
Edição: Secom