Economia Negócios
Novo perfil de consumo transforma o varejo da construção
O avanço das plataformas digitais, a chegada da inteligência artificial e a mudança na jornada de compra estão redefinindo um dos setores mais trad...
01/12/2025 19h58
Por: Redação Fonte: Agência Dino

Por muito tempo, o varejo de materiais de construção foi reconhecido por seu perfil mais conservador em marketing e comunicação. Lojas físicas amplas, atendimento presencial e processos tradicionais moldaram a relação com o consumidor durante décadas. No entanto, essa dinâmica está mudando — e rapidamente. Em um mercado que movimentou R$ 222,8 bilhões em 2023, segundo a Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), a pressão por inovação se torna ainda mais evidente.

A digitalização do consumo e o surgimento de novos hábitos de compra têm remodelado por completo as estratégias do setor. Pesquisas mostram que os brasileiros passam entre 9 e 10 horas por dia conectados à internet, sendo mais de 3 horas dedicadas exclusivamente às redes sociais — uma das maiores médias do mundo.

Além disso, 55% dos consumidores assistem a vídeos antes de realizar uma compra online, e 58% dos usuários do TikTok já compraram por meio do TikTok Shop.

Esses indicadores revelam um novo comportamento de jornada: o consumidor descobre, compara e decide dentro do próprio ambiente digital. Plataformas como TikTok, Instagram e YouTube influenciam desde inspirações de decoração até decisões técnicas de compra — função antes exclusiva do vendedor especializado na loja física. O impacto dos vídeos curtos também se consolida: 82% das pessoas afirmam ser influenciadas por esse formato no momento de compra.

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Nesse movimento, o varejo da construção começa a se adaptar, e algumas redes, como o grupo Balaroti, uma das maiores redes de material de construção do sul do país, têm implementado mudanças na forma de se conectar com o cliente. A empresa foi uma das primeiras do setor a ingressar no TikTok Shop, buscando alcançar audiências mais jovens e ampliar sua presença nos processos de descoberta de produtos.

"O TikTok Shop abre uma oportunidade inédita para o varejo: realizar a venda em um único fluxo dentro do aplicativo, sem a quebra do entretenimento para a venda, bem distante do modelo tradicional, em que redireciona para o e-commerce externo. Ele maximiza a descoberta de produtos, combinando o entretenimento de conteúdo com o produto, reduzindo a fricção entre descobrir o produto e ir até a compra. Participar desse ecossistema, que une descoberta, engajamento e compra em um único lugar, transforma a relação entre marca e cliente", afirma Fernando Beker Ronque, gerente de marketing da rede.

Para Beker, que tem sido um dos responsáveis por liderar e impulsionar essa mudança, "acompanhar as tendências de canais já não é suficiente — é preciso estruturar equipes e processos de forma integrada aos avanços tecnológicos, especialmente em inteligência artificial".

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"A adoção de inteligência artificial nos permite ser muito mais assertivos na análise de dados do comportamento do público de cada novo ecossistema que participamos, ganhamos escala na produção e personalização de conteúdos e elevamos nossa eficiência nos indicadores de resultado. Com IA generativa, reduzimos em cerca de 60% o tempo de produção de campanhas. Ter um engenheiro de prompt dentro do time de marketing é fundamental para acompanhar o ritmo das tendências das novas plataformas", afirma Fernando.

A combinação entre presença digital estratégica, uso de inteligência artificial e testes em plataformas como o TikTok Shop contribuiu para uma ampliação de 40% no alcance de público e um aumento de 35% no share of voice da marca nas redes sociais. Além disso, houve um crescimento de 28% nas vendas realizadas diretamente por redes sociais.

O engajamento aumentou, o tráfego qualificado para os canais oficiais registrou crescimento e novas audiências passaram a conhecer a empresa — resultados associados às mudanças implementadas nos processos e ao uso ampliado de dados sobre o comportamento do consumidor.

O varejo de materiais de construção passa por um processo de mudanças associado a transformações tecnológicas e comportamentais. Essas alterações têm impactado a forma como as empresas atuam e se posicionam em um mercado que vem adotando novas práticas e ferramentas de inovação.