Região Sacerdócio
Diácono Eduardo Cantelli foi ordenado presbítero no Santuário de Caravaggio
O jovem escolheu como lema de ordenação um versículo retirado da segunda carta de São Paulo a Timóteo: “Lembra-te de Jesus Cristo” (2Tm 2,8)
01/12/2025 08h48 Atualizada há 2 horas
Por: Jaqueline Bagnara Fonte: Divulgação
Divulgação/ Diocese de Caxias do Sul

A Diocese de Caxias do Sul se alegra com a ordenação presbiteral do diácono Eduardo Cantelli. Aos 27 anos, o jovem natural de Bento Gonçalves, recebeu o sacramento da Ordem no grau presbiterado, isto é, do sacerdócio. A celebração ocorreu às 10h, no Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha.

A celebração foi presidida pelo bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom José Gislon. O jovem escolheu como lema de ordenação um versículo retirado da segunda carta de São Paulo a Timóteo: "Lembra-te de Jesus Cristo" (2Tm 2,8).

A Missa solene com o rito de ordenação diaconal de Cantelli  teve transmisão pelas redes sociais da Diocese de Caxias do Sul (@diocesedecaxias) e do Santuário de Caravaggio (@santuariodecaravaggio). A rádio Miriam Caravaggio FM 95.7 

Conheça um pouco mais do Diácono Eduardo Cantelli

Continua após a publicidade

Nascido em novembro de 1998, na comunidade São Pedro dos Caminhos de Pedra, Eduardo Cantelli ingressou no Grupo Vocacional de Bento Gonçalves no ano de 2014. Esse espaço tem a missão de cultivar vocações com os jovens residindo com suas famílias e em suas comunidades, promovendo encontros periódicos de formação, integração e discernimento. Em  2017, cursou o Propedêutico, no Seminário Maior São José, em Caxias do Sul.

Na mesma Casa, entre os anos de 2018 e 2020, esteve na etapa do Discipulado, cursando a faculdade de Filosofia na Universidade de Caxias do Sul (UCS). De 2021 a 2024 residiu no Seminário Maior São João Batista, em Viamão, onde realizou a "Configuração", com os estudos teológicos na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

No ano do Propedêutico atuou na Pastoral da Saúde do Hospital Pompéia, em Caxias, e aos finais de semana no Santuário de Caravaggio, em Farroupilha. Em 2018 acompanhou a comunidade Nossa Senhora da Paz, da Paróquia Santa Catarina, em Caxias do Sul. Em 2019 e 2020 Cantelli colaborou com o trabalho da Pastoral Vocacional.

Continua após a publicidade

Ao longo dos anos da Teologia, realizou sua pastoral aos finais de semana sempre vinculado ao Sagrado Coração de Jesus: em 2021 e 2022 na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no bairro Cruzeiro, em Caxias do Sul e em 2023 e 2024 na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no centro de Farroupilha. No início de 2023, Cantelli realizou seu estágio de experiência missionária, na Arquidiocese de Manaus e na Diocese de São Gabriel da Cachoeira.

No dia 26 de abril de 2025 foi ordenado diácono por Dom José Gislon, no Santuário Santo Antônio em Bento Gonçalves, lugar onde recebeu o Batismo. Eduardo Cantelli é cooperador paroquial na Paróquia Santa Rita de Cássia, com sede no bairro Santa Fé, em Caxias do Sul.