Política Eleições 2026
Pesquisa aponta Luciano Zucco na frente para o governo do Estado
Levantamento do Instituto Real Time Big Data traz o deputado com 27%, seguido por Edegar Pretto e Juliana Brizola com 21%.
25/11/2025 17h34
Por: Marcelo Dargelio
Zucco, Pretto e Brizola têm deixado Gabriel Souza pra trás nas pesquisas - Fotos: Reprodução/Especial

Uma nova pesquisa do Instituto Real Time Big Data, divulgada mesta terça-feira (25), revela o cenário eleitoral para o governo do Rio Grande do Sul e aponta movimentações importantes entre os principais concorrentes. O levantamento ouviu 1.200 eleitores entre os dias 21 e 24 de novembro, com margem de erro de ± 3 pontos percentuais. Luciano Zucco (PL) aparece na frente com 27%, seguido por Juliana Brizola (PDT) e Edegar Pretto (PT) com 21%. O vice-governador Gabriel Souza (MDB) aparece longe na disputa, com apenas 13%.

O levantamento avaliou cinco cenários estimulados de disputa para o governo do RS.

Cenário 1 - Com Covatti Filho e Paula Mascarenhas

Cenário 2 - Com a inclusão de apenas os quatro pré-candidatos melhores nas pesquisas

Cenário 3 - Com a inclusão do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Mello

Cenário 4 - Sem a presença de Edegar Pretto (PT)

Cenário 5 - Sem a presença de Juliana Brizola (PDT)

Análise e implicações

A disputa para o governo do Rio Grande do Sul caminha para um quadro de incerteza, com vantagem numérica inicial para Luciano Zucco, mas com cenários alternativos nos quais Juliana Brizola assume a ponta. A presença de vários candidatos, a variabilidade entre cenários e as taxas de rejeição elevadas indicam que a eleição ainda está muito aberta — o resultado dependerá não só de intenções mas da dinâmica de campanha, alianças, mobilização e da conversão do “indeciso” em voto.