Geral Rio Grande do Sul
Erechim decreta situação de emergência após severa tempestade de granizo
Fenômeno afetou mais de 17 mil pessoas e paralisou serviços essenciais.
24/11/2025 09h45 Atualizada há 2 horas
Por: Marcelo Dargelio
Diversos carros e casas foram atingidos pela tempestade de gelo em Erechim - Foto: Reprodução/Especial

A cidade de Erechim, no Norte do Rio Grande do Sul, decretou situação de emergência após ser atingida, na tarde de domingo (23), por uma tempestade de granizo sem precedentes, segundo a Defesa Civil. O evento climático extremo provocou danos massivos, afetando mais de 17 mil pessoas, destruindo telhados, danificando escolas e paralisando serviços essenciais nesta segunda-feira (24).

Granizo destrói bairros inteiros e deixa milhares de atingidos

De acordo com o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil, a tempestade atingiu pelo menos 20 bairros, deixando um rastro de destruição. O gelo, descrito por moradores como “pedras do tamanho de ovos”, perfurou coberturas, quebrou vidraças, danificou veículos e inundou residências.

Impacto da tempestade em números

Indicador Dados oficiais
Pessoas afetadas 17,8 mil
Feridos 73
Desabrigados 19
Lonas distribuídas 3,7 mil unidades
Escolas municipais danificadas 15
Escolas estaduais danificadas 20
UBSs danificadas 12

Os estragos foram tão severos que a prefeitura classificou a tempestade como “devastadora”, justificando o decreto de emergência para acelerar processos de assistência e reconstrução.

Escolas fechadas, UBSs danificadas e serviços suspensos

Com grande parte da estrutura pública comprometida, a prefeitura cancelou as aulas em todas as escolas atingidas — 15 municipais e 20 da rede estadual.
O Hospital Santa Terezinha suspendeu cirurgias eletivas após registrar danos em parte dos leitos e infiltrações causadas pelo granizo.

Continua após a publicidade

Além disso, 12 Unidades Básicas de Saúde (UBS) foram danificadas, afetando o atendimento à população. Centros de assistência social também tiveram prejuízos estruturais.

Pedidos de doações e ações emergenciais

A prefeitura fez um apelo para doações de telhas, cimento e demais materiais de construção.
Para reparos emergenciais, moradores podem retirar lonas no Grau (Grupo de Resposta a Urgências e Emergências), que concentra voluntários e equipes de apoio.

Segundo o prefeito Paulo Polis, o decreto de situação de emergência em Erechim permite a mobilização imediata de todos os órgãos públicos e facilita o acesso a recursos estaduais e federais.
Ele reforçou que a prioridade é proteger as famílias, garantir abrigo aos mais afetados e acelerar o conserto da infraestrutura comprometida.

Continua após a publicidade