A manhã deste domingo (16) foi marcada por violência em Bento Gonçalves. A cidade registrou dois assassinatos em um intervalo de menos de três horas, em dois bairros. Com isso, o município atinge a marca de 27 homicídios em 2025.
Por volta das 8h55, a Brigada Militar foi acionada para atender a uma ocorrência de disparos de arma de fogo no bairro Municipal.
Ao chegar ao local, os policiais encontraram um homem de 38 anos já morto, atingido por pelo menos um disparo. A vítima possuía um extenso histórico criminal, com antecedentes por ameaça, desobediência, furto, roubo de estabelecimento comercial, roubo de veículo, homicídio, quatro registros de furto qualificado e desacato.
O SAMU foi acionado e apenas confirmou o óbito. A área foi isolada até a chegada do Instituto-Geral de Perícias (IGP).
A Polícia Civil irá investigar a motivação e a autoria do crime.
Pouco mais de duas horas depois, às 11h20, outro homem foi executado a tiros, desta vez na Rua Livramento, no bairro Conceição. Conforme relatos preliminares, dois indivíduos em uma motocicleta chegaram ao endereço e um deles desceu para realizar os disparos contra a vítima, que estava em um imóvel. Após a execução, os criminosos fugiram.
O homem morreu no local. Brigada Militar, SAMU e IGP atenderam a ocorrência. Até o momento, não há identificação da vítima e nenhuma prisão foi realizada.
De acordo com o comandante do 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (3º BPAT), tenente coronel Flori Chesani Junior, os crimes podem não ter ocorrido em um intervalo de tempo tão curto. "Não temos o horário exato dos fatos, apenas colocamos como referência o horário de atendimento. Então não quer dizer que tenham ocorrido em um pequeno lapso temporal como tem sido noticiado. Até acreditamos que não, em razão das informações coletadas até agora. A a Brigada Militar está adotando providências no sentido de identificar os autores. Nesse sentido, de forma colaborativa com a Polícia Civil, estamos implementando ações de inteligência, saturação das áreas registradas com o fim de também sufocar o tráfico de drogas", destacou o comandante.
Com os dois casos registrados neste domingo, Bento Gonçalves chega a 27 homicídios em 2025, um número que reforça as preocupações das forças de segurança. As duas ocorrências apresentam características de execução, e as investigações seguirão em andamento pela Polícia Civil.
As autoridades pedem que a população contribua com informações que possam ajudar na identificação dos autores dos crimes, garantindo anonimato aos denunciantes.