Entretenimento Entretenimento
Álbum de figurinhas ensina história do Limão Taiti em Anhanguera-GO
Álbum de figurinhas “Anhanguera – Terra do Limão Taiti” transforma a história da fruta em educação, cultura e pertencimento. A iniciativa mobiliza ...
12/11/2025 23h42
Por: Redação Fonte: Agência Dino

O município de Anhanguera/GO, reconhecido como Capital Goiana do Limão Taiti, lançou o álbum de figurinhas educativo “Anhanguera – Terra do Limão Taiti: Fazendo melhor ainda”. A iniciativa transforma memória cultural, educação criativa e participação popular em uma experiência coletiva de aprendizado. O material circula desde 27/10/25 com participação de crianças, jovens e adultos.

Anhanguera é o menor município de Goiás, com 913 habitantes em 55,5 km², e o segundo menor do Brasil, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O limão taiti tornou-se símbolo do desenvolvimento local após o Projeto Limão Taiti, criado em 2021 pela prefeitura, com distribuição de mudas, incentivo à agricultura familiar, festivais e parcerias. Em 2023, o município recebeu o título de Capital Estadual do Limão Taiti (Lei nº 22.440/23) e foi premiado nacionalmente no Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor.

Comunidade engajada

Continua após a publicidade

Transformar esse processo em um álbum de figurinhas educativo foi estratégia para ensinar, de forma lúdica, temas como agricultura, economia, sustentabilidade, cultura e orgulho local. Todos os moradores receberam gratuitamente o álbum. Crianças e adolescentes ganharam o material nas escolas. Para completar a coleção de 72 figurinhas, os moradores trocam materiais recicláveis, cupons fiscais, comprovantes de vacinação ou IPTU quitado por Bandeirantes, a moeda local fictícia. 

As trocas de figurinhas acontecem em praças, escolas e redes sociais, fortalecendo o convívio entre gerações e oferecendo alternativa saudável ao excesso de telas. Para reforçar o caráter pedagógico, quem completar o álbum participará de uma Gincana do Conhecimento, com perguntas sobre o conteúdo do material. A competição terá categorias para crianças, jovens e adultos, com premiação para os três primeiros colocados. A ação comprova que o álbum vai além da coleção: promove leitura, estudo e memorização.

Entre os estudantes, a iniciativa pedagógica também despertou entusiasmo e aprendizado prático. Pietro Fellype Vasconcelos, de 11 anos, estudante do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Joãozinho e Maria, foi um dos primeiros a completar sua coleção. “Eu gostei muito do projeto. Aprendi muito sobre o limão taiti enquanto colava as figurinhas e por que ele é importante para nossa cidade. Consegui completar o álbum trocando lacres, papelão e latinhas todos os dias. Eu juntava os recicláveis que encontrava pelas ruas. Depois, vendia para conseguir os Bandeirantes e comprar os pacotinhos. Já as figurinhas repetidas, trocava com meus amigos”, revelou o estudante, orgulhoso. Animado com a próxima etapa, Pietro já se prepara para a Gincana do Conhecimento. “Vou estudar muito o álbum: na escola, no quarto, em todo lugar. Quero acertar tudo”, conta.

O prefeito Marcelo Paiva (MDB) afirma: “Mesmo sendo uma das menores cidades do Brasil, temos capacidade de sonhar grande. Transformamos uma fruta simples em símbolo de união, identidade e futuro. Ver nossas crianças aprendendo, trocando figurinhas e valorizando a natureza é motivo de orgulho”.

Continua após a publicidade

Educação criativa e pertencimento

O álbum de figurinhas educativo aborda a origem do limão taiti, formas de cultivo, colheita, benefícios à saúde, festivais gastronômicos, economia e história da cidade. Mais do que colecionar, o projeto incentiva o pensamento sobre sustentabilidade, produção local e cidadania.

A iniciativa é da Prefeitura Municipal de Anhanguera, com desenvolvimento da Issi Comunicação e Consultoria, especializada em álbuns de figurinhas personalizados para educação, cultura e iniciativas comunitárias.

Além de recuperar a memória local, o projeto resgata interações fora das telas. “Em um cenário em que o uso de celulares preocupa escolas e famílias, inclusive com leis que limitam aparelhos em sala de aula, o projeto incentiva o olhar no outro, a troca, a escrita à mão e o prazer de colecionar, além de criar memórias”, destaca o idealizador do álbum de figurinhas educativo, Alessandro Issi.

Aplicações do projeto

Issi reforça que álbuns de figurinhas educativos podem ser aplicados em:


“Nosso objetivo foi transformar informação em afeto. O limão taiti virou símbolo de pertencimento e desenvolvimento. Acreditamos na educação criativa, que se coleciona, se troca e permanece. Esse modelo pode ser adaptado para outros temas, como cultura local, meio ambiente, saúde e cidadania”, completa Issi.


Ficha técnica