Educação Educação
Primeiro dia do Desafio HackaTchê 2025 promove inovação e aprendizado na Expo Favela RS
O primeiro dia do HackaTchê 2025 marcou o início de uma imersão em inovação, criatividade e protagonismo estudantil durante a Expo Favela RS, em Po...
06/11/2025 22h15
Por: Redação Fonte: Secom RS

O primeiro dia do HackaTchê 2025 marcou o início de uma imersão em inovação, criatividade e protagonismo estudantil durante a Expo Favela RS, em Porto Alegre. A iniciativa, promovida pelo governo Leite, por meio da Secretaria da Educação (Seduc RS), reúne as equipes finalistas do desafio, o qual tem como objetivo apresentar soluções tecnológicas voltadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Ao longo da quarta-feira (5/11), estudantes e professores participaram de atividades que conectam escola e desenvolvimento tecnológico, empreendedorismo e transformação social. O HackaTchê é reconhecido por incentivar a aprendizagem criativa e fortalecer a cultura digital nas escolas, estimulando os jovens a desenvolverem ideias com impacto real em suas comunidades.

Projetos selecionados

Continua após a publicidade

Entre as equipes selecionadas estão grupos das escolas Professora Margot Terezinha Noal Giacomazzi, de Canoas, com os projetos Ela da Favela e TRANSformar, que abordam temas de empoderamento feminino e inclusão social.

Também do Colégio Estadual Érico Veríssimo, de Gravataí, e da Escola Estadual Santa Isabel, de Viamão, com as propostas Acolhendo+ e Racismo Ambiental nas Periferias, respectivamente. Ambas são voltadas à sustentabilidade e à justiça social.

Além delas, a Escola Santa Teresinha, de Osório, com o projeto Alerta Vida, que busca soluções para saúde e bem-estar nas comunidades.

Continua após a publicidade

Mentorias e oficinas

A etapa da quarta-feira foi marcada por intensa troca de experiências, mentorias especializadas e workshops temáticos, que desafiaram os participantes a aprimorar seus projetos e ampliar suas perspectivas sobre inovação.

Além da apresentação das ideias, o HackaTchê também proporcionou momentos de convivência, aprendizado coletivo e fortalecimento do trabalho em equipe.

Premiação e oportunidades

O anúncio das equipes vencedoras ocorrerá no encerramento do evento, no dia 8 de novembro, em meio à programação da Expo Favela RS. As premiações incluem uma viagem à Expo Favela Global, em Portugal, para o primeiro lugar; uma visita à sede da Google em São Paulo, para o segundo; e ingressos para o South Summit 2026, para o terceiro colocado.

Mais do que uma competição, o HackaTchê 2025 reafirma o potencial criativo e transformador dos estudantes da Rede Estadual, que seguem mostrando que a educação pública gaúcha é espaço de ideias, de futuro e de inovação.

Texto: Flavia Azolin/Ascom Seduc
Edição: Secom