O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou, na última terça-feira (4), o registro oficial do Partido Missão, a nova legenda política que estará apta a disputar as eleições de 2026. A aprovação foi unânime entre os ministros da Corte — 7 votos a 0 —, com parecer favorável do relator ministro André Mendonça.
Com a homologação, o Partido Missão foi autorizado a utilizar o número 14 nas urnas. A sigla nasce de um movimento liderado por integrantes do Movimento Brasil Livre (MBL), grupo que ganhou projeção nacional durante o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.
Segundo os fundadores, o partido pretende se posicionar como uma alternativa ao atual cenário político polarizado. “O Missão nasce com o objetivo de representar uma minoria silenciosa no país e no estado do Rio Grande do Sul. Desejamos uma política preocupada com a urgência dos seus tempos, tendo como prioridade a segurança pública e o enfrentamento ao crime organizado. A grenalização que acometeu a sociedade sob duas personalidades como Lula e Bolsonaro fez com que perdêssemos o senso de prioridade como Nação”, afirmou Jota, que deve concorrer a deputado estadual e recentemente ultrapassou 1 milhão de seguidores no Instagram (@sigaonegro).
No Rio Grande do Sul, o partido já apresentou duas pré-candidaturas: Jota para a Assembleia Legislativa e Evandro ao Governo do Estado. O pré-candidato ao Piratini destacou que o foco da legenda é o combate ao crime organizado e a reestruturação do sistema prisional. “A Missão chega para fazer um combate nunca visto contra o crime organizado, especialmente nas estruturas do mercado formal e da administração pública, onde as facções se infiltram cada vez mais. Recuperar os presídios é essencial, porque as facções usam a estrutura para expandir seus negócios — e isso vai acabar”, declarou.
Evandro também defendeu a necessidade de uma gestão responsável das finanças públicas. “Nossa equipe trabalha para encontrar soluções para controlar a dívida que já passa dos R$ 120 bilhões. Sanado isso, poderemos avançar em projetos que melhorem a saúde e a educação, áreas que vivem situações desesperadoras, cada uma a seu modo.”
Com o registro confirmado, o Partido Missão se junta oficialmente ao quadro de siglas reconhecidas pelo TSE, prometendo uma atuação voltada ao reordenamento da política nacional, com ênfase em segurança, transparência e gestão pública eficiente. A legenda agora inicia a organização interna e a mobilização de suas bases em todo o país para disputar sua primeira eleição em 2026.