Geral Alerta
Ciclone extratropical pode causar quase 100 milímetros de chuva em Bento
Alerta é para chuva intensa que pode ocorrer na sexta-feira, 7, após três dias de sol.
04/11/2025 14h10
Por: Marcelo Dargelio

A Climatempo Meteorologia emitiu um alerta para a formação de um ciclone extratropical que deve atingir o Rio Grande do Sul na sexta-feira, 7 de novembro, trazendo chuvas intensas e ventos fortes em diversas regiões do Estado. O fenômeno começa a se formar ainda na madrugada de quinta (6) para sexta (7), inicialmente no Oeste e na região das Missões, avançando rapidamente para o restante do território gaúcho ao longo do dia.

Em Bento Gonçalves, a previsão de chuva vem crescendo nos últimos dias. No domingo (2), o volume estimado era de 48 milímetros; na segunda (3), subiu para 68 milímetros; e nesta terça-feira (4), a Climatempo já aponta 98,3 milímetros acumulados para o período — o dobro da estimativa inicial.

A Capital do Vinho deve enfrentar uma sexta-feira de chuvas volumosas e contínuas, com risco de alagamentos, deslizamentos e transtornos no trânsito. A Defesa Civil municipal já está em estado de alerta e prepara sua estrutura para possíveis ocorrências, especialmente em áreas de encostas e locais com histórico de deslizamentos.

Até quinta-feira (6), o clima ainda será ameno em Bento, com sol entre nuvens e temperaturas variando entre 14°C e 22°C. Mas a madrugada de sexta marcará a virada do tempo, quando o ciclone começará a influenciar a região, intensificando as instabilidades.

Continua após a publicidade

Fenômeno típico da primavera

Segundo meteorologistas, os ciclones extratropicais são comuns nesta época do ano, quando massas de ar quente e frio interagem com força no Sul do Brasil. Esses sistemas podem provocar ventos acima de 80 km/h, chuvas torrenciais e até queda de granizo. Embora mais comuns no litoral, seus efeitos se espalham por todo o Estado, inclusive na Serra Gaúcha, onde o relevo favorece o acúmulo de umidade e o aumento das precipitações.

Atenção e prevenção

As autoridades reforçam a importância de medidas preventivas. Moradores devem verificar calhas e sistemas de drenagem, evitar áreas de risco e não atravessar ruas ou pontes alagadas. Em caso de emergência, a orientação é acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

O ciclone deve começar a perder força no sábado (8), mas ainda há previsão de chuvas intermitentes durante o fim de semana. Porém, a previsão é de apenas 4 milímetros de chuva no sábado e sol no domingo.

Continua após a publicidade