A 33ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2025 entrou para a história ao destacar, pela primeira vez, três amostras de vinícolas fora do Rio Grande do Sul entre as 16 mais representativas do país. Em sua maior edição desde a criação do evento, a Avaliação consolidou o amadurecimento da vitivinicultura brasileira e evidenciou a força das novas fronteiras produtoras, como São Paulo e o Distrito Federal, ao lado das tradicionais regiões gaúchas da Serra, Campanha e Campos de Cima da Serra.
Realizada no Pavilhão E do Parque de Eventos de Bento Gonçalves, a edição de 2025 reuniu cerca de 800 apreciadores, além de produtores, enólogos, sommeliers, jornalistas e especialistas internacionais. O público degustou simultaneamente as 16 amostras selecionadas entre 389 vinhos inscritos, em uma das mais criteriosas degustações técnicas do mundo, conduzida por 90 enólogos seguindo normas internacionais.
A pluralidade do vinho brasileiro foi o ponto alto desta edição. Entre as amostras selecionadas, figuram 15 diferentes variedades de uvas, o que, segundo a Associação Brasileira de Enologia (ABE), reflete a riqueza de estilos e a versatilidade dos terroirs nacionais.
As notas medianas obtidas na Degustação de Seleção variaram entre 90 e 95 pontos, confirmando a alta qualidade da safra 2025.
“A Avaliação Nacional de Vinhos é a degustação do futuro, pois permite antever, com base técnica e transparência, o que o Brasil terá no mercado nos próximos meses”, afirmou o presidente da ABE, Mário Lucas Ieggli. “O que vimos foi um retrato fiel da evolução do setor, com novas regiões se afirmando e uma pluralidade de estilos que traduzem a força do vinho brasileiro.”
Além da presença de novas regiões produtoras, o painel de comentaristas reforçou o caráter internacional do evento. Profissionais do Brasil, África do Sul, Chile, Espanha, Itália, México, Portugal e Uruguai conduziram as análises e comentaram as impressões sobre cada amostra.
“A Avaliação é mais que uma degustação — é um marco técnico e cultural. Representa o encontro do vinho brasileiro com o mundo”, destacou Ieggli.
Entre as 16 amostras mais representativas, duas vinícolas do Distrito Federal e uma de São Paulo conquistaram lugar de destaque.
No total, os vinhos selecionados incluem espumantes, brancos, rosés e tintos, com destaques como o Marselan da Villa Triacca (Brasília/DF) e o Sauvignon Blanc da Vinícola Philosophia (São Roque/SP) — ambos elogiados pelos comentaristas internacionais.
Confira as 16 amostras representativas da Safra 2025:
Pinot Noir (vinho base espumante) – Vinícola Geisse (Pinto Bandeira/RS) – 93 pontos
Pinot Noir (vinho base espumante) – Casa Valduga (Bento Gonçalves/RS) – 92 pontos
Riesling Itálico (branco não aromático) – Vinícola Gaio (Flores da Cunha/RS) – 90 pontos
Chardonnay (branco não aromático) – Vinícola Gazzaro (Flores da Cunha/RS) – 92 pontos
Sauvignon Blanc (branco aromático) – Vinícola Philosophia (São Roque/SP) – 92 pontos
Moscato Giallo (branco aromático) – Vinícola Grutinha (Caxias do Sul/RS) – 90 pontos
Cabernet Franc Rosé – Vinhos Casacorba (Nova Roma do Sul/RS) – 91 pontos
Pinot Noir (tinto jovem) – Cooperativa Vinícola Aurora (Bento Gonçalves/RS) – 91 pontos
Rebo (tinto jovem) – Vinícola Campestre (Vacaria/RS) – 90 pontos
Marselan (tinto) – Villa Triacca Hotel Vinícola & Spa (Brasília/DF) – 94 pontos
Cabernet Sauvignon (tinto) – NOVA Vinhos e Espumantes (Flores da Cunha/RS) – 93 pontos
Cabernet Franc (tinto) – Vinícola Don Guerino (Alto Feliz/RS) – 93 pontos
Merlot (tinto) – Vinícola Cerro de Pedra (Candiota/RS) – 93 pontos
Tannat (tinto) – Vinícola Monte Reale (Flores da Cunha/RS) – 93 pontos
Cabernet Franc/Syrah/Marselan (tinto) – Vinícola Ercoara (Brasília/DF) – 94 pontos
Touriga Nacional/Tannat/Petit Verdot/Tempranillo/Merlot/Cabernet Sauvignon (tinto) – Vinícola Miolo (Bento Gonçalves/RS) – 95 pontos
Durante o evento, a ABE também homenageou personalidades que contribuem para o fortalecimento do vinho brasileiro. O Troféu Vitis 2025 Amigo do Vinho Brasileiro foi concedido ao deputado estadual Guilherme Pasin, em reconhecimento ao seu empenho em políticas públicas voltadas à vitivinicultura.
Já o Troféu Vitis 2025 Enológico foi entregue ao enólogo Ademir Brandelli, fundador da Vinícola Don Laurindo, pela sua trajetória marcada por pioneirismo, técnica e dedicação ao setor.
A Avaliação Nacional de Vinhos reafirma o Brasil como potência emergente no mapa mundial do vinho, com diversidade, qualidade e inovação.
“Estamos vendo o resultado de décadas de investimento, ciência e paixão. O vinho brasileiro vive seu melhor momento — e ainda tem muito a crescer”, concluiu o presidente da ABE.