Política Clima esquentou
PL de Bento repudia aproximação de Zucco e Sanderson com Pasin e Diogo
Diretório municipal emitiu nota para demonstrar indignação com atitude dos pré-candidatos a governador e senado na cidade.
07/10/2025 07h25 Atualizada há 5 horas
Por: Marcelo Dargelio
A foto da discórdia caiu como uma bomba e causou indignação entre os integrantes do PL de Bento - Foto: Reprodução/Especial

O diretório municipal do Partido Liberal (PL) de Bento Gonçalves divulgou, na noite desta segunda-feira (6), uma nota oficial em tom de repúdio às declarações feitas pelo deputado federal e pré-candidato a governador, Luciano Zucco (PL), durante um almoço com empresários na cidade. O documento também critica a aproximação política entre Zucco, o deputado federal Sanderson (PL), o prefeito Diogo Siqueira (PSDB) e o deputado estadual Guilherme Pasin (PP).

Durante o encontro, Zucco afirmou que Pasin e Diogo formariam “a dupla ideal” para representar Bento Gonçalves como deputados, o que causou indignação dentro do PL local, sobretudo por ignorar o vereador Joel Bolsonaro, que é pré-candidato a deputado estadual pela sigla. Além disso, os pré-candidatos ao Governo do Estado e ao Senado praticamente ignoraram o diretório do PL em Bento e seus integrantes durante a passagem pela cidade.

Nota de repúdio e reafirmação de posicionamento

Loading...

Na nota assinada pelo diretório do PL Bento Gonçalves, o partido afirma “repudiar com veemência o alinhamento político-partidário com o atual prefeito Diogo Siqueira e o deputado estadual Guilherme Pasin”, classificando a eventual aproximação como incoerente e contrária aos princípios do partido.

O documento ressalta que Siqueira e Pasin são integrantes de partidos da base do governador Eduardo Leite (PSDB), cuja gestão é classificada na nota como “inoperante, midiática e distante das necessidades da população”.

Continua após a publicidade

“Os elogios ao atual mandatário municipal são frutos de quem desconhece seu governo, marcado por promessas não cumpridas, desrespeito aos servidores municipais, escândalos de corrupção, enfermos à espera de cirurgia, ruas esburacadas e pais clamando por vagas escolares”, diz o texto oficial.

Foco em candidaturas próprias

O PL bento-gonçalvense também deixou claro que em 2026 apoiará exclusivamente candidatos da própria legenda (22) para deputado estadual e federal, “firmemente alinhados à direita”, reforçando sua autonomia política e rejeitando alianças com outras siglas da base governista.

“Acima de cargos e benesses, buscamos o melhor para a comunidade bento-gonçalvense. O PL reafirma seu compromisso com a coerência, a autonomia municipal e o interesse público”, conclui o comunicado.

Continua após a publicidade

Contexto político

A visita de Zucco e Sanderson a Bento Gonçalves ocorreu na última sexta-feira (3) e incluiu agendas políticas e participação na Fenachamp 2025, em Garibaldi. As declarações de Zucco sobre Pasin e Diogo reforçam a tentativa de ampliar o campo de alianças do PL no Estado, mas acabaram gerando desgaste interno na base do partido em Bento.

Com a manifestação pública, o PL municipal demonstra insatisfação com as movimentações estaduais e tenta preservar sua identidade política local, em um momento de intensas articulações para o pleito de 2026.