Educação Boa notícia
Estudante de Bento Gonçalves conquista Medalha de Prata na OBM Libras
Conquista foi da estudante Emanuelly Somera Alves, do 6º ano da EMEFE Caminhos do Aprender.
03/10/2025 08h57
Por: Marcelo Dargelio
Emanuelly (ao centro) com a diretora e professora da escola Caminhos do Aprender - Foto: Reprodução/Especial

A rede pública de ensino de Bento Gonçalves tem motivos para comemorar. A aluna Emanuelly Somera Alves, do 6º ano da EMEFE Caminhos do Aprender, conquistou a Medalha de Prata na Olimpíada Brasileira de Matemática em Libras (OBM Libras), cuja lista de premiados foi divulgada nesta quarta-feira, 1º de outubro. “Me senti muito feliz, porque eu queria ganhar uma medalha de Matemática. Achei a prova um pouco difícil. Achei que não ia conseguir, mas consegui. Quando recebi a notícia, minha família e eu ficamos muito felizes”, contou Emanuelly, emocionada com a conquista.

Talento além da matemática

A jovem estudante não se destaca apenas no campo acadêmico. Emanuelly já recebeu 1º lugar em Jiu-Jitsu, 2º lugar no Futebol e, na área artística, foi premiada duas vezes com o 3º lugar no Ballet.

Incentivo e trajetória da escola

O desempenho é reflexo do incentivo da professora de Matemática, Elisa Ariotti, que há anos motiva seus alunos a participarem da olimpíada. A escola já acumula histórico de conquistas: Pedro Henrique Mazurkevicz foi medalhista de Ouro e Prata em edições anteriores da OBM Libras.

A diretora da EMEFE Caminhos do Aprender, Gisele Picolli, destacou a importância do reconhecimento.

Continua após a publicidade

“Nosso compromisso enquanto escola é justamente este: proporcionar experiências que façam sentido na vida de cada aluno, que inspirem o desejo de aprender, acreditar e transformar. Hoje celebramos não apenas a vitória da Emanuelly, mas também a certeza de que cada criança é capaz de conquistar seus sonhos, desde que encontre no caminho a oportunidade, o apoio e o incentivo necessários.”

Sobre a OBM Libras

Criada em 2022, a Olimpíada Brasileira de Matemática em Libras aplica provas com 12 questões de múltipla escolha e tem como objetivo valorizar o ensino inclusivo e acessível. A premiação de 2025 será realizada de forma on-line, no dia 8 de outubro, por videoconferência. Posteriormente, a Medalha de Prata conquistada por Emanuelly será enviada pelos Correios.