Tecnologia Tecnologia
Abaccus Payouts: solução gerencia comissões das empresas
Solução centraliza regras de pagamento, automatiza cálculos de comissionamento e oferece rastreabilidade, integrando-se a sistemas corporativos e p...
30/09/2025 14h06
Por: Redação Fonte: Agência Dino

A Abaccus, empresa especializada em soluções BRMS (Business Rules Management System, ou sistemas de gerenciamento de regras de negócio), desenvolveu a Abaccus Payouts, plataforma voltada à gestão de comissionamento e incentivos.

A solução centraliza regras de pagamento e gerencia cálculos em ambiente web, com interface low-code, permitindo a configuração e atualização de regras sem necessidade de instalar softwares locais ou intervenção da equipe de Tecnologia da Informação (TI).

A modalidade, de pagamento e gestão de comissões através de ferramentas digitais, ainda está em expansão no Brasil, mas já teve adesão de grandes players do comércio virtual, como a Meta, bem como da Americanas - que conta com marketplace e lojas físicas. O modelo ganha foco com a recente informação de que a OpenAI, detentora do ChatGPT, pretende cobrar uma comissão sobre vendas realizadas na plataforma.

Agilidade e segurança

A Abaccus Payouts processa regras de comissionamento em tempo real com um motor que executa requisições síncronas, permitindo calcular comissões, premiações e campanhas no momento da operação.

Continua após a publicidade

Além disso, se alinha às regras de proteção de dados ao não armazenar dados sensíveis como valores de comissão ou informações de vendedores. Apenas os metadados das estruturas e regras criadas são mantidas em bancos de dados, resguardando a política de dados da empresa.

Daniel Nakamura, CRO da Abaccus, complementa: "muitas empresas sofrem com lentidão na implementação e apuração de campanhas e políticas de incentivo, que reduz sua competitividade em relação ao mercado, causando evasão de receitas. O Abaccus Payouts busca eliminar esses problemas ao gerenciar regras e permitir que o time de operações de vendas gerencie o processo de forma simplificada e rastreável".

Comissão como ferramenta ágil nos negócios

A solução da Abaccus vem da evolução da empresa que, em 2021, observando a necessidade de acelerar processos de empresas nas quais decisões críticas dependiam de códigos, filas na TI e inúmeras planilhas, fazendo com que times de negócios esperassem meses pelas mais simples atualizações.

Continua após a publicidade

A necessidade de agilizar e organizar os processos de comissionamento foi tema de artigo publicado pelo Sebrae, segundo o qual, é essencial evitar erros de cálculos, não comprometer o fluxo de caixa, além de definir metas e, naturalmente, capacitar os vendedores, entre outros fatores.

Para Nakamura, a solução da Abaccus pode ajudar as empresas na definição desses e outros fatores, como no controle operacional - automatizando regras e políticas comerciais, centralizando a lógica de comissionamento sem múltiplas versões de cálculo e com simulações prévias dentro da própria ferramenta.

"Aplicações como a trilha de auditoria também possibilitam corrigir regras sem comprometer o processo, reduzindo erros e retrabalhos nos processos e liberando tempo das equipes financeiras e comerciais para atividades estratégicas", detalha Nakamura.

Aplicabilidade, integração e IA

Uma pesquisa realizada pela McKinsey apontou que o uso de IA aumentou em 2024 em relação a 2023, chegando a 72% das empresas.

Nakamura detalha os planos voltados à IA da Abaccus: "Os planos de inovação para a plataforma incluem a criação de campanhas de comissionamento por prompts de inteligência artificial (IA), uso de IA preditiva para sugerir campanhas e políticas mais eficazes, dashboards avançados para análise da performance comercial em tempo real e sistemas de gestão de tickets de aprovação de comissionamento".

Por fim, o executivo explica a eficiência da Abaccus Payouts: "Na prática, isso significa ROI rápido, segurança operacional e motivação contínua da equipe de vendas, com impacto direto no crescimento do negócio. Para um time de cem vendedores, já reduzimos custos e evasão de receita em no mínimo um milhão por ano", conclui.

Sobre a Abaccus

Fundada em 2021, a Abaccus busca devolver às áreas de negócio o controle sobre suas decisões, sem comprometer a governança da TI. Com um modelo low-code, a Abaccus permite que áreas como Produtos, Financeiro, Comercial ou Risco criem, testem e publiquem suas próprias regras, sem depender da TI para cada ajuste.

Hoje, a Abaccus está presente em setores como varejo, seguros, saúde, indústria, serviços financeiros e e-commerce. Sempre com o mesmo foco: acelerar decisões e destravar a inovação.

Para mais informações, basta acessar: https://abaccus.com.br/abaccus-payouts