Geral Boa notícia
CIC-BG ingressa oficialmente na Câmara de Comércio Italiana do RS
Entidade mais um passo estratégico em sua missão de estimular o desenvolvimento econômico da região.
26/09/2025 08h41
Por: Marcelo Dargelio

O Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) deu mais um passo estratégico em sua missão de estimular o desenvolvimento econômico da região. A entidade empresarial passou a integrar a Câmara de Comércio Italiana do Rio Grande do Sul, instituição criada para fortalecer os laços comerciais e culturais entre a Itália e o sul do Brasil, reativada em maio deste ano.

Integração com o empresariado ítalo-gaúcho

O ingresso do CIC-BG simboliza uma aproximação ainda maior entre os dois países, especialmente para o empresariado local, que agora poderá explorar novas oportunidades de negócios internacionais. “Participar da Câmara Italiana é um movimento estratégico em benefício dos nossos associados, principalmente no sesquicentenário da imigração italiana. Ao mesmo tempo em que reverencia o legado dos imigrantes, essa parceria projeta a região para um futuro de prosperidade e integração”, afirmou Carlos Lazzari, presidente do CIC-BG.

Vitivinicultura como ponte econômica

Um dos setores que devem ser favorecidos pela cooperação é a vitivinicultura, considerada uma das heranças mais importantes da imigração italiana. O CIC-BG já se prepara para a segunda edição da Envase Brasil em 2026, feira internacional que reúne fornecedores de máquinas, insumos e tecnologias – áreas nas quais a Itália é referência mundial.

A Câmara de Comércio Italiana do RS, presidida por Erasmo Carlos Battistella, tem como funções aproximar mercados, promover intercâmbios e gerar desenvolvimento econômico entre os dois países.

Continua após a publicidade

Reconhecimento diplomático

O cônsul-geral da Itália em Porto Alegre, Valerio Caruso, celebrou a entrada do CIC-BG como associado. “Quase todos os empresários de Bento Gonçalves têm origem italiana. É natural que o setor empresarial da Serra Gaúcha faça parte da Câmara Italiana, que busca atrair investimentos bilaterais e internacionalizar o Rio Grande do Sul, valorizando suas excelências”, destacou.

Planos futuros da Câmara Italiana

Entre as metas da instituição estão: