A Sicredi, primeira instituição financeira cooperativa do Brasil e que reúne mais de 2,8 milhões de associados no Rio Grande do Sul, segue consolidada como um dos principais agentes de fomento ao desenvolvimento econômico nas diferentes cadeias do agronegócio gaúcho.
Entre os seus objetivos estratégicos está o de atuar como parceiro do produtor rural, oferecendo crédito para potencializar a receita das agroindústrias, cooperativas de produção e agricultores que buscam aprimorar seus produtos e ampliar a inserção no mercado consumidor.
A modalidade de industrialização do Plano Safra é um dos instrumentos mais relevantes para esse avanço. Segundo o presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste, Márcio Port, o crédito tem como finalidade financiar o processamento e a transformação de produtos agropecuários, agregando valor à produção diretamente nas propriedades ou cooperativas. “É uma linha que permite investir em beneficiamento, embalagem, conservação e transformação de matérias-primas, viabilizando bens com maior valor agregado. Esse recurso estimula o desenvolvimento regional, gera empregos, amplia a competitividade do agronegócio e aumenta a renda dos beneficiados”, ressalta.
Durante a Expointer 2025, a Gallon Sucos, empresa familiar de Bento Gonçalves especializada na produção de suco de uva, garantiu financiamento do Sicredi para ampliar sua capacidade de industrialização.
Fundada em 2015, mas com experiência produtiva desde 2007, a agroindústria construiu uma trajetória marcada pela união entre tradição familiar e modernização tecnológica. “Eu trabalhava em uma vinícola e aproveitava as férias da safra para produzir o suco, que era vendido para uma parceira com o rótulo dela. Em 2015, decidi investir em equipamentos novos e, em 2016, lançamos nossa própria marca”, relembra o proprietário Edvaldo Gallon.
Hoje, a propriedade da família conta com 32 hectares, sendo 8 destinados ao cultivo de uvas próprias para suco. Do total, 2 hectares são cuidados diretamente por Edvaldo, enquanto os demais permanecem divididos entre familiares.
O financiamento conquistado pelo Sicredi é visto como estratégico para viabilizar a compra antecipada de insumos como garrafas, tampas, rótulos e embalagens, fundamentais para manter a regularidade de produção e vendas. “Esse crédito cobre justamente os itens essenciais e nos dá mais fôlego financeiro. É uma parceria que garante a continuidade da tradição familiar, ao mesmo tempo em que modernizamos a operação e ampliamos a competitividade no mercado”, afirma Gallon.