Educação Absurdo
Prefeito Diogo afasta professor após publicação de charge que incitava violência
Denúncia foi feita pelo vereador Moisés Scussel e medida foi tomada no final da tarde desta quinta-feira, 18.
18/09/2025 19h00
Por: Marcelo Dargelio

O prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira (PSDB), determinou nesta quinta-feira (18) o afastamento imediato de um professor da rede municipal de ensino após a divulgação de uma charge considerada de incitação à violência publicada em sua rede social pessoal.

O docente, que também atua como chargista, teria feito uma ilustração relacionada à morte do americano Charlie Kirk, fundador da organização conservadora Turning Point USA. O desenho foi publicado logo após a polêmica envolvendo o escritor gaúcho Eduardo Bueno, o Peninha, que chegou a debochar do caso em declarações públicas. O professor também era responsável por fazer charges que tiravam sarro e criticavam o prefeito de Bento Gonçalves.

Denúncia na Câmara de Vereadores

O episódio foi denunciado pelo vereador Moisés Scussel Neto (MDB), que pediu providências à Secretaria Municipal de Educação (SMED).

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Moisés Scussel (@moisesscussel)

Continua após a publicidade

“Solicitei à Secretaria Municipal de Ensino medidas urgentes e uma investigação acerca do caso. Independente da ideologia política, vibrar com crimes bárbaros? O que este professor está ensinando aos seus alunos?”, questionou o parlamentar em suas redes sociais.

Decisão do Executivo

Ao tomar conhecimento da publicação, o prefeito Diogo Siqueira determinou o afastamento do professor, que não teve o nome divulgado oficialmente. Além disso, a Prefeitura abriu uma sindicância administrativa para apurar os fatos, garantindo o prazo legal para defesa do servidor.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Diogo Segabinazzi Siqueira (@diogosegabinazzisiqueira)

Continua após a publicidade

“Não podemos compactuar com esse tipo de extremismo idiota e violento. Isso não tem espaço e não será levado para dentro das nossas salas de aula”, afirmou o prefeito.

Próximos passos

A sindicância instaurada pela Prefeitura de Bento Gonçalves irá analisar a conduta do professor e poderá resultar em penalidades que vão desde advertência até a exoneração, caso seja comprovada a infração disciplinar. Enquanto isso, o educador permanecerá afastado de suas funções até a conclusão do processo.

O caso repercutiu fortemente nas redes sociais, dividindo opiniões entre moradores, pais de alunos e lideranças políticas da região.