A Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS) começa nesta terça-feira (16) uma nova era com a posse de Lindonor Peruzzo Júnior como presidente para o triênio 2025-2027, encerrando o longo ciclo de liderança de Antônio Cesa Longo, que esteve à frente da entidade por cerca de 23 anos. A cerimônia será às 17h30, no Vista Pontal, Bairro Cristal, em Porto Alegre.
Lindonor Pruzzo Júnior tem 46 anos, é supermercadista natural de Bagé, com atuação consolidada no varejo alimentar gaúcho. Ele presidiu o núcleo da AGAS Jovem nos anos de 2005-2006, participou da diretoria da AGAS e, agora, se credencia como uma liderança que combina tradição e renovação. "Nós temos um grande desafio, que é realmente unificar toda a nossa entidade, e vamos conseguir isso somente com muito trabalho e foco no resultado, trazendo benefício para o supermercadista em geral, pequeno, médio e grande", destacou o novo presidente.
Antônio Cesa Longo estava à frente da entidade desde 2002, acumulando experiência política e institucional, além de marcar sua gestão com a consolidação da ExpoAgas como principal feira supermercadista do Cone Sul. Seu perfil incluiu forte atuação em articulações com governo, defesa de interesses do setor supermercadista e a promoção do associativismo. Com a mudança, a AGAS sinaliza uma virada estratégica: há um desejo claro de renovar práticas, garantir maior inclusão regional, interiorizar ações e ampliar a representatividade dos supermercadistas menores.
Segundo Peruzzo, os principais focos da nova diretoria serão:
promover a sucessão familiar saudável nas empresas do setor, estimulando a colaboração entre gerações;
intensificar o diálogo com associados do interior do Rio Grande do Sul, para que estejam mais próximos das decisões e eventos promovidos pela AGAS;
fortalecer a atuação política em pautas como reforma tributária e legislação estadual, uma vez que impostos como ICMS têm forte impacto nos custos do varejo;
A nova diretoria se compõe de lideranças regionais com perfis diversos — grandes redes, supermercadistas médios e representantes do interior. É uma composição que reflete a proposta de mudança sem rupturas: manter o elo com o passado, mas abrir espaço para novas ideias. A diretoria a ser empossada é formada por Lindonor Peruzzo Junior na presidência, os vice-presidentes Franck Flamarion Müller, Jaime Jose Andreazza, Eduardo Luiz Stangherlin, Jacinto da Luz Machado e Mariane da Luz Labres, além do diretor secretário Ibanes José Bertagnolli e da diretora tesoureira Patricia Machado. Também integram a gestão os diretores Leonardo Giovelli, Clecio Leite de Oliveira, Adriano Luis Bagetti, Leandro Alberto Rheinheimer, Deumar Fill, Joel Hosel, Henrique Tronco, Welerson da Silva Keppler, Paulo Bruschi, Osana Pauletti, Rodrigo Secretti Bevilaqua, Leonhard Lepsen e Giovane Costa da Silva. O Conselho Fiscal é composto por Felipe Locatelli, Diego Flach e Sergio Luiz Copetti, tendo como suplentes Jessica Polo, Lauro Baum e Luis Henrique Bohlke.
Peruzzo tem sido descrito como alguém que valoriza o pertencimento, a comunidade interna à entidade (“AGAS para todos”). O mandato será um teste de habilidades políticas e estratégicas, sobretudo num contexto de custos crescentes, inflação, concorrência e demanda por eficiência logística, atendimento e inovação.
A transição de comando na AGAS marca muito mais que uma mudança de nomes: simboliza uma virada institucional. Longo deixa um legado de estabilidade, articulação política e ampliação do setor. Já Lindonor Peruzzo Júnior assume prometendo renovação, interiorização e uma gestão mais conectada com todos os supermercados do estado. A expectativa é alta — tanto para quem está acostumado com a tradição quanto para quem espera ver resultados práticos da nova fase.