O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) anunciou a abertura das inscrições para o processo seletivo que vai contratar 544 Soldados Bombeiros Militares Temporários. A remuneração inicial é de R$ 4.572,96, com carga horária de 40 horas semanais. As inscrições ficam abertas até dia 4 de outubro de 2025, exclusivamente pelo site da Fundatec, banca organizadora do concurso. A taxa de inscrição custa R$ 118,79.
Podem concorrer brasileiros com até 25 anos de idade, ensino médio completo e idoneidade comprovada. Os selecionados serão contratados por período inicial de 2 anos, podendo ter o vínculo renovado de dois em dois anos, até o limite de 8 anos.
O edital também prevê reserva de vagas para pessoas negras (16%), pessoas trans (1%) e povos indígenas (1%), em cumprimento à legislação estadual.
Os bombeiros temporários atuarão em funções administrativas, de segurança, prevenção, combate a incêndios, salvamentos e defesa civil. Também poderão desempenhar atividades específicas como bombeiro de aeródromo e guarda-vidas.
Apesar do vínculo militar, os aprovados não terão ascensão de carreira e não adquirem estabilidade, atuando sob o Regime Jurídico dos Militares Estaduais, no que couber.
O concurso contará com quatro fases:
Prova intelectual
Exame de saúde
Teste de aptidão física
Avaliação psicológica
O edital completo e orientações sobre o processo podem ser acessados no site do CBMRS e da Fundatec.