Política Manifestação
Manifestações pela anistia mobilizam milhares em várias cidades do Brasil
O maior destaque foi a Avenida Paulista, em São Paulo, onde o ato intitulado “Reaja Brasil” reuniu uma multidão.
08/09/2025 07h52
Por: Marcelo Dargelio

Milhares de pessoas foram às ruas neste domingo (7) em diversas cidades brasileiras para pedir anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro e ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que será julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) até a próxima sexta-feira (12) sob acusação de tentativa de golpe de Estado.

O maior destaque foi a Avenida Paulista, em São Paulo, onde o ato intitulado “Reaja Brasil”, convocado pelo pastor Silas Malafaia, reuniu uma multidão. Os manifestantes pediram a liberação de Bolsonaro para disputar as eleições de 2026, já que ele foi considerado inelegível em 2023 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), disse neste domingo, 7, que o tom do seu discurso na Avenida Paulista durante o ato pela anistia do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) reflete o sentimento popular. “As pessoas estão cansadas, muito cansadas. Só traduzi um pouco do sentimento das pessoas”, disse ele ao responder sobre o tom adotado no palanque. Na oportunidade, o governador fez duras críticas ao STF e ao ministro Alexandre de Moraes.

Mobilização nacional

De acordo com os organizadores, os protestos ocorreram em mais de 30 cidades de 25 estados, incluindo capitais como Recife, Salvador, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre e o Distrito Federal. Em todas, as palavras de ordem se voltaram contra o STF e o ministro Alexandre de Moraes, alvo frequente da oposição.

A manifestação ganhou adesão de parlamentares da direita, como os deputados Gustavo Gayer (PL-GO), Luiz Philippe de Orléans e Bragança (PL-SP), Helio Lopes (PL-RJ) e os filhos de Bolsonaro, Flávio (PL-RJ) e Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que convocaram apoiadores pelas redes sociais.

Continua após a publicidade

Ato em Porto Alegre

Milhares de pessoas participaram da manifestação na capital gaúcha

 

Na capital gaúcha, um grande grupo se concentrou na Avenida Goethe, no bairro Moinhos de Vento, em frente ao Parcão. O movimento contou com a presença dos deputados tenente-coronel Zucco (PL-RS), Sanderson (PL-RS) e Marcelo Van Hattem (NOVO-RS).

Com trios elétricos, buzinaço e bandeiras do Brasil, Rio Grande do Sul, Estados Unidos e Israel, os manifestantes pediram “anistia já” e entoaram cânticos contra o presidente Lula e o ministro Alexandre de Moraes.

Continua após a publicidade

Faixas e cartazes traziam mensagens como “Democracia só com contagem pública de votos” e “Get out Lula”. Um boneco inflável de cerca de 10 metros retratando o presidente com roupas de presidiário também foi inflado no local.