Educação Educação
Concurso de receitas mobiliza escolas da Rede Estadual no Rio Grande do Sul
O Concurso de Receitas “Nutrindo a Educação” promovido pelo governo estadual, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), está mobilizando escolas ...
26/08/2025 18h08
Por: Redação Fonte: Secom RS

O Concurso de Receitas “Nutrindo a Educação” promovido pelo governo estadual, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), está mobilizando escolas de todo o Rio Grande do Sul. Com 297 instituições de ensino inscritas, as receitas podem ser elaboradas individualmente por uma merendeira ou em dupla. A iniciativa, inédita, busca valorizar os profissionais responsáveis pela alimentação escolar e incentivar hábitos saudáveis entre os estudantes.

Atualmente, o concurso está em andamento nas etapas regionais, organizadas pelas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). Das 30 CREs do Estado, 19 já realizaram a sua fase, que tem se destacado pela emoção e pelo engajamento das comunidades escolares. As etapas seguem até o final de setembro, quando serão conhecidos os 30 finalistas que avançam para a final.

Etapa final ocorre em Porto Alegre

As vencedoras regionais irão disputar a etapa final no dia 3 de dezembro, no Senac em Porto Alegre, onde as receitas serão preparadas ao vivo. Divididas em dois grupos, as 30 candidatas cozinharão simultaneamente, 15 pela manhã e 15 à tarde, sendo avaliadas por uma comissão de jurados composta por especialistas da área da alimentação escolar.

Continua após a publicidade

Durante os eventos regionais, todas as participantes recebem certificados, premiações, além de troféus para as vencedoras. As receitas classificadas também farão parte de um e-book especial, que será lançado no final do ano e reunirá os pratos, as histórias e a criatividade das merendeiras.

Mais do que uma competição, o “Nutrindo a Educação” é um espaço de reconhecimento e celebração da dedicação das merendeiras, protagonistas de uma alimentação saudável e de qualidade para os estudantes no Rio Grande do Sul. Na educação, área tratada como prioridade pelo governador Eduardo Leite, o propósito do governo é com o futuro do estudante, do professor e da sociedade.

Texto: Mariana Gomes/Ascom Seduc
Edição: Secom

Continua após a publicidade